Dermátomo é uma área da pele, em que todos os nervos sensoriais vêm de uma única raiz nervosa. (Os nervos sensoriais transportam informações sobre coisas como tato, dor, temperatura e vibração desde a pele até a medula espinhal). As raízes da coluna vertebral vêm em pares - uma em cada lado do corpo.
Miótomo em zoologia é a porção de um tecido, no caso um somito embrionário do qual se produz a musculatura esquelética e posteriormente ao desenvolvimento embrionário, passa a ser a região de influência, um grupo de músculos agora chamados miótomo, do nervo espinhal sobre o músculo, onde cada raiz nervosa inerva ( ...
Radiculopatia é caracterizada pela lesão ou comprometimento de um ou mais nervos e suas raízes nervosas que passam pela coluna vertebral, levando ao surgimento de sintomas como dor, formigamento, sensação de choque e fraqueza dos membros, como acontece na dor pelo comprometimento do nervo ciático, por exemplo.
A desnervação é uma das alterações patológicas mais comuns em músculo. Decorre da perda do axônio motor, ou de todo o motoneurônio. Há muitas causas.
Quando a musculatura começa a se movimentar, o paciente entra na fase de recuperação do movimento, pois inicia a reinervação, marcando o final da fase flácida.
Anatomia da região cervical Na parte superior há a conexão da coluna cervical com a base do crânio. A medula espinhal, responsável por mandar impulsos nervosos do cérebro para toda parte do corpo, ocupa o canal vertebral que fica no centro de cada vértebra desde a região cervical até a lombar.
Os oito pares de nervos cervicais são derivados de segmentos da medula entre o forame magno e a metade da sétima vértebra cervical. Os nervos cervicais emergem da coluna por meio de forames intervertebrais localizados lateralmente.