Para a teoria contratual da firma, a empresa é considerada um conjunto de contratos que servem como intermédio entre os diversos agentes econômicos. Cada qual contribui com sua parcela no processo produtivo e, decorrente dessa contribuição, recebe algo em troca.
O custo de fabricação se compõe de três elementos de custo: o material direto, a mão-de-obra direta e o custo indireto de fabricação. ... Mão-de-obra direta, como acaba de ser dito, é a que transforma o material direto no produto acabado. Todos os demais custos de fabricação são por exclusão indiretos.
os direitos que tiverem por objeto mercadorias e produtos do comércio da companhia, assim como matérias-primas, produtos em fabricação e bens em almoxarifado, serão avaliados pelo custo de aquisição ou produção, deduzido de provisões para ajustá-lo ao valor de mercado, quando este for inferior. ...
Os americanos chamam-na de BURDEN. Este percentual também é tirado do Mapa de Rateio, porém o total de despesas deve ser relacionado com a MOD, e não com o total de horas, mudando um pouco a forma de apresentar o custo, tornando-a um pouco mais específica, pois dá-se a MOD um caráter mais realista.
A depreciação é um recurso contábil que tem o objetivo de atribuir o custo financeiro de um ativo tangível, durante a sua vida útil. As empresas utilizam esse recurso para avaliar os seus ativos de longo prazo, considerando seus projetos, planos fiscais e contábeis.
O cálculo da depreciação é feito a partir de uma fórmula fixa: Depreciação anual = (Custo de aquisição – Valor residual) / Anos de vida útil. O custo de aquisição é conhecido pela nota de compra, mas o valor residual e os anos de vida úteis, em geral, são estimados pela empresa.
Segundo a Receita Federal, a vida útil de eletroeletrônicos de telefonia sem fio é de 5 anos, com depreciação de 10% ao ano. Na prática, a desvalorização é mais acentuada, chegando a 40% do valor novo após um ano de uso.
O cálculo consiste em dividir o valor total da nossa máquina pela vida útil em meses estipulada pela Receita Federal. Nesse cálculo de depreciação fiscal, levamos, após 10 anos, o valor da nossa máquina a zero reais.
Para calcular a depreciação de algo use 100% / vida útil. Assim, determinado equipamento com vida útil de 10.