Higrófilas: São plantas adaptadas a regiões com presença de muita umidade, ou seja, com elevado índice de pluviosidade. Grande parte destas plantas são perenes. Algumas espécies vivem até mesmo debaixo da água.
Resposta. Aciculifoliada é um tipo de vegetação que apresenta folhas em forma de agulhas. ... Latifoliada é um tipo de vegetação que apresenta folhas largas e grandes. É o tipo de vegetação predominante na floresta equatorial (clima quente e úmido) que se encontra na região Norte do Brasil.
- Latifoliadas: plantas de folhas largas, de regiões muito úmidas, o que permite intensa transpiração. - Orófilas: planta adaptada às grandes altitudes. - Perene: floresta sempre verde, que não perde as folhas em nenhuma estação. - Tropófilas: plantas adaptadas a alternância de uma estação seca e outra chuvosa.
Mata Atlântica
Resposta. Resposta: São os avanços tecnológicos. As queimadas e os desmatamento ,etc.
Nos dias de hoje, acredita-se que o Cerrado tenha perdido cerca de 60% de sua cobertura original, devido principalmente ao avanço das práticas agropastoris, colocando em risco uma infinidade de espécies endêmicas que ocorre no Bioma. ...
A vegetação do Cerrado também auxilia na captação das águas das chuvas para o abastecimento de três importantes aquíferos, com destaque para o Aquífero Guarani, um dos maiores do mundo em extensão e também em volume, responsável pelo abastecimento de boa parte do Brasil e também de outros países.
Mas a real ocupação do Cerrado aconteceu com a mineração de ouro, que teve início por volta do ano de 1726 e chegou ao auge em 1750, marcando, a partir de então, o seu declínio.
Os dados mais recentes do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) indicam que a área desmatada no Cerrado entre 2013 e 2015 foi de quase 19 mil quilômetros quadrados, uma média atual de 9,4 mil quilômetros quadrados por ano. Antes de 2008, essa média era de 15,7 quilômetros quadrados.
Índice
Portanto, atualmente, acredita-se que as plantas do Cerrado apresentam um falso xeromorfismo (o que é chamado de pseudoxeromorfismo). O aspecto da vegetação não é devido à falta d'água, mas sim devido à escassez de nutrientes do solo.