A massa muscular do corpo humano é composta por dois tipos principais de fibras musculares que são as vermelhas e as brancas. As fibras vermelhas são também chamadas de Tipo I ou de contração lenta e as brancas de Tipo II ou de contração rápida.
Características dos tipos individuais de fibras Deste modo as fibras musculares esquelética podem ser ordenar em três tipos de fibras sendo que duas delas são classificadas como fibras rápidas Tipo IIx e Tipo IIa (fibras de contração rápida) e fibra lentas classificada em fibra tipo I ( fibras de contração lenta).
O tecido muscular é composto basicamente por três tipos de fibras musculares: oxidativas de contração lenta (Tipo I, vermelhas e aeróbicas), intermediárias de contração rápida (Tipo II B, oxidativas glicolíticas) e as glicolíticas de contração rápida (Tipo II A, brancas, anaeróbicas).
São elas: fibras do tipo I (contração lenta) e fibras do tipo IIA e IIB (contração rápida). A classificação em fibras brancas e vermelhas está em desuso porque foi idealizado com base em amostras modificadas por corantes, o que altera a cor original da fibra.
Fibra sensorial tipo II (grupo Aß) é um tipo de fibra sensorial muscular, o segundo dos dois principais grupos de receptores de estiramento. ... As fibras do tipo II não respondem à taxa de alterações de comprimento, como fazem as fibras sensoriais do tipo Ia.
Além disso, de acordo com as características estruturais, os músculos podem ser classificados em liso, esquelético e cardíaco. Esses músculos atuam diretamente ligados com o sistema nervoso com o objetivo de permitir que a movimentação aconteça de forma correta e coordenada.
Quanto ao número de ventre muscular Alguns músculos podem apresentar mais de um ventre muscular com tendões intermediários situados entre eles. São ditos digástricos quando o músculo apresenta dois ventres e poligástricos, quando o músculo possui mais de dois ventres.
Os músculos podem ser classificados como: superficiais ou cutâneos, longos, curtos, largos e profundos ou subaponeuróticos. Superficiais ou cutâneos: se localizam logo abaixo da pele, por exemplo, cabeça (crânio e face), pescoço e mão (região hipotênar). Longos: geralmente são encontrados nos membros.
O músculo trapézio é um músculo triangular, achatado e par localizado superficialmente na parte de trás do pescoço e do tórax. Em conjunto os dois músculos trapézios formam, uma forma de diamante ou trapézio, responsável pelo seu nome.
Quanto à classificação dos músculos, assinale a ÚNICA alternativa CORRETA: A- O músculo liso é involuntário. Este tipo muscular forma parte das paredes da maioria dos vasos sanguíneos e das vísceras.
Quanto ao controle do sistema nervoso, os músculos se classificam em: voluntários ou involuntários. Quanto ao aspecto histológico, se classificam em: liso, estriado cardíaco e estriado esquelético.
Quanto à organização das fibras Os peniformes podem ser unipenados, quando o músculo se encontra num lado do tendão; bipenados, quando o músculo converge nos dois lados do tendão ou multipenados, quando o músculo apresenta vários tendões.
Fáscia muscular: é constituída de tecido conjuntivo fibroso e tem a função de revestir e formar compartimentos de músculos. São divididos em: Epimísio, Endomísio e Perimísio.
→ Classificação dos músculos esqueléticos
Já os ossos e articulações são os elementos passivos do movimento, melhor dizendo, são os elementos secundários do movimento e ativados através do elemento primário, o músculo. Você sabia? Que os músculos não só geram os movimentos (dinâmica), mas também mantém unidos os ossos na posição estática e nas posturas.
Os músculos são os órgãos ativos do movimento. São eles dotados da capacidade de contrair-se e de relaxar-se, e, em consequência, transmitem os seus movimentos aos ossos sobre os quais se inserem, os quais formam o sistema passivo do aparelho locomotor.
Grupos musculares grandes: peito, costas e perna(quadriceps). Grupos musculares pequenos triceps, biceps, ombro e panturrilha.