A histiocitose X compreende um grupo de distúrbios do sistema reticuloendotelial, que se caracteriza pela proliferação de macrófagos anormais (histiócitos), havendo ou não reação inflamatória de eosinófilos, neutrófilos e células mononucleares associadas, comprometendo tegumento, ossos, vísceras e determinados órgãos.
Se houver alguma infecção ginecológica em curso, o laudo pode indicar a presença de leucócitos (células de defesa) e o nome do germe invasor, como, por exemplo, Gardnerella ou Candida albicans.
Polimorfonucleares em moderada quantidade pode indicar uma provável infecção, pois os polimorfonucleares "lutam" para combater microorganismos e infecções. ... Polimorfonucleares são glóbulos brancos (leucócitos) que englobam os neutrófilos, eosinófilos e basófilos.
É possível que ás vezes durante a colheita de matéria orgânica, podem ocasionar esfregaços de dessecamento, que ocorre devido a demora entre o tempo de colheita e a realização do esfregaço sobre a lâmina. Ou seja, faz com que a matéria orgânica colhida perca a umidade dela.
Papanicolau classe I – ausência de células anormais. Papanicolau classe II – alterações celulares benignas, geralmente causadas por processo inflamatórios. Papanicolau classe III – Presença de células anormais (incluindo NIC 1, NIC 2 e NIC 3). Papanicolau classe IV – Citologia sugestiva de malignidade.
O exame consiste em coletar células do colo do útero e diagnosticar lesões ou alterações presentes no órgão que podem indicar o Papilomavírus Humano (HPV), que é o maior causador do câncer de colo de útero.