verbo transitivo indireto e intransitivo Expelir cuspe, saliva em algo ou em alguém; escarrar: cuspiu no adversário político; fale, mas não cuspa, por favor! verbo transitivo direto Lançar da boca: cuspir sangue.
[Figurado] Insultar, macular, ultrajar.
Uma delas é com a palavra usada para significar expelir saliva pela boca. No Rio Grande do Sul costumamos dizer gospe.
Se notarmos voltou a ser tão usual – tinha deixado de o ser – vermos pessoas na rua a cuspir para o chão, e sem o mínimo de cuidado se o que lhes sai da boca não irá acertar no transeunte que vem atrás, ou até ao lado. ...
Ser ingrato; falar mal de algo ou alguém que já lhe ajudou.
Atualmente, o GOSP, conta com mais de 746 lojas em todo o Estado, mais de 140 diferentes tecnologias sociais e com mais de 21 mil obreiros, trabalhadores da transformação para o Bem Social.
São conhecidas três grandes vertentes em âmbito nacional, também chamada de potências maçônicas: os Grandes Orientes Estaduais federados ao GOB – Grande Oriente do Brasil; as Grandes Lojas Estaduais confederadas à CMSB – Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil; e os Grandes Orientes Autônomos ou Independentes ...
Os maçons estruturam-se e reúnem-se em células autônomas, designadas por oficinas, ateliers ou (como são mais conhecidas e corretamente designadas) Lojas — "todas iguais em direitos e honras, e independentes entre si." O Grande Oriente do Brasil possui, hoje, aproximadamente 2.
A maçonaria esteve presente em momentos fundamentais da história do Brasil, como a Independência, a Proclamação da República e a Abolição da Escravatura.
A organização surgiu na Idade Média, época de grandes construções em pedra – como castelos e catedrais –, a partir de uma espécie de embrião dos sindicatos: as chamadas corporações de ofício. Nelas se reuniam os trabalhadores medievais – como alfaiates, sapateiros e ferreiros, que guardavam suas técnicas a sete chaves.