A resistência muscular é a capacidade condicionante que determina o nível de preparação esportiva nas corridas de longas distâncias, sendo que o seu desenvolvimento específico ocorre por meio das tarefas do treinamento especial, que é caracterizado pelo regime de trabalho muscular em condições especiais.
As corridas de velocidade são as de 100m, 200m e 400m. As de médio-fundo são as de 800m e 1500m. Por fim, as de longa distância ou de fundo são as de 5000m e 10000m. As corridas são realizadas em pistas, no sentido anti-horário, e cada corredor ocupa uma raia da pista.
corridas rasas: curta distância (velocidade), que nas competições oficiais vão até os 400 metros; corridas de meio-fundo: (800 metros e 1500 metros); corridas de fundo: longa distância (5000 metros ou mais, chegando até às ultra maratonas de 200 quilometros).
12 modalidades de atletismo da UFSM
Esportes Paralímpicos
Na primeira Paraolimpíada tiveram 8 (oito) modalidades sendo elas: tiro com arco; atletismo; dardos; sinuca; natação; tênis de mesa; basquetebol em cadeira de rodas e esgrima em cadeira de rodas. O evento ocorreu pela primeira vez no ano de 1960, em Roma, na Itália.
Atletismo Essa modalidade paralímpica faz parte dos jogos desde sua primeira edição, em Roma, no ano de 1960. As provas podem ser disputadas por atletas com deficiência física ou visual. Saltos, corrida, lançamentos e arremessos são exemplos de provas dentro dessa modalidade.
Verificado por especialistas Na sua primeira edição, teve 8 modalidades: tiro com arco, atletismo, dardos, sinuca, natação, tênis de mesa, basquetebol em cadeira de rodas e esgrima em cadeira de rodas.
Atletismo. Basquete em cadeira de rodas. Bocha. Ciclismo.
A Bocha Adaptada, também conhecida como Bocha Paralímpica, é um esporte oriundo da Bocha – um jogo tradicional difundido e trazido para o Brasil pelos imigrantes italianos, que consiste em arremessar bochas (bolas) em direção a uma pequena bola denominada bolim, balim ou jack, sobre uma cancha (ou quadra).