A propagação do calor entre dois sistemas pode ocorrer através de três processos diferentes: a condução, a convecção e a irradiação. A condução térmica, como detalharemos adiante, é um processo lento de transmissão de energia, de molécula para molécula, sempre no sentido das temperaturas mais altas para as mais baixas.
Resposta. O calor se propaga sempre do corpo de maior energia para o de menor energia, esse fluxo ocorre apenas se houver diferença, de temperatura, e acaba quando o sistema atinge o equilíbrio térmico.
Radiação solar é a energia emitida pelo sol na forma de radiação eletromagnética não ionizante e é a principal fonte de exposição humana à radiação ultravioleta (UV).
Radiação solar é a designação dada à energia radiante emitida pelo Sol, em particular aquela que é transmitida sob a forma de radiação electromagnética.
Os dois tipos de energia solar mais conhecidos são a energia solar fotovoltaica e a energia solar térmica. A energia fotovoltaica gera energia elétrica diretamente dos raios solares. Já a energia solar térmica (conhecida como "Aquecedor solar") utiliza o calor do sol para aquecer líquidos.
Os raios UVA e UVB juntamente com os Raios UVC são produzidos e emanados pelo sol. Já os raios UVB penetram mais superficialmente na pele e causam as vermelhidões e queimaduras solares típicas das estações quentes do ano, eles representam somente 5% da radiação. ...
A radiação UV é dividida em três categorias, conforme o seu comprimento de onda: UVA (315-400 nm), UVB (290- 315 nm) e UVC (100-290 nm). ... A ordem crescente de energia das radiações UVA, UVB e UVC são, respectivamente. UVB < UVA < UVC. UVC < UVB < UVA.
O UVB pode provocar queimaduras e câncer de pele, além de ser responsável por alergias. Os raios UVB penetram superficialmente na pele, causam vermelhidão e a sensação de ardência. Os raios UVA são responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele e também podem causar câncer.
As lâmpadas fluorescentes ou as chamadas luz fria emitem uma luminosidade produzida artificialmente que é compatível com a luz natural diária e, por isso, também incidem raios UVA e UVB. A intensidade dos raios, no entanto, é menor do que quando a exposição acontece com luz natural.