A madeira de pinus num ambiente de forte insolação e baixa agressividade biológica pode ser tratada com produtos da linha stain. Esta categoria de produto reúne em sua formulação filtro solar, resinas hidrorrepelentes e fungicida, além de ser penetrante, não formando pelicúla como os vernizes e tintas convencionais.
O ideal é aplicar óleo mineral, que não é tóxico, preenche os poros nas superfícies de madeira ao mesmo tempo que impermeabiliza a mesma. Instruções: 1 – Com esponja ou o pincel limpe bem a tábua para retirar as impurezas. 2 – Passe o pano limpo para a limpeza final.
Como Restaurar Troncos de Madeira A condição úmida não permitiria que ele pudesse ser bem lixado ou descascado, caso fosse a opção de acabamento. Para isso, é preciso deixar o tronco secando bastante, seja no sol ou na sombra. Depois, remova ferpas e eventuais rebarbas com uma lixa bem grossa.
Para os dormentes que estão em contato, quase que direto com o solo e expostos às intempéries, o melhor tipo de tratamento é oleoso (creosoto). Entretanto, deve-se também, atentar para o fator “Resistência Mecânica” da madeira.
“Um autêntico stain preservativo deve, obrigatoriamente, apresentar o número de registro do IBAMA em sua embalagem”, orienta o gerente. Conforme a explicação do especialista, o lasur é um acabamento para madeira de base água, com baixa formação de filme e proteção bactericida.
O feltro é um dos acessórios para móveis mais essenciais para proteger as superfícies contra qualquer dano causado pelos pés das peças que, geralmente, são de madeira ou outros materiais que causam atrito. Nesse sentido, existem vários tipos de feltro para móveis.
Use protetores de feltro, cortiça ou borracha feitos especificamente para colocar debaixo de pés de cadeiras e mesas. Eles protegerão o chão quando você movimentar os móveis. Use fita de carpete ou velcro se você não quiser que o objeto se mova.
O que colocar no pé da cadeira para não arranhar o piso? Em cadeiras, mesas e outros móveis de rodízio, você pode usar protetores de feltro, cortiças, fita carpete ou antiderrapantes de silicone nos pés da mobília. Outra alternativa é comprar pés de borracha para encaixar na base das pernas das cadeiras.
Protetores de feltro, cortiça ou borracha evitam que móveis risquem o chão ao serem arrastados acidentalmente. Para móveis que costumam ser movimentados dentro de casa, o ideal é apostar em rodízios de silicone que, além de tudo, facilitam o processo de movimentação dos móveis.
Continue a leitura para saber qual é o mais adequado para cada caso!