O manejo sanitário consistirá em um conjunto de ativi- dade globais na fazenda que permitiram a eliminação e/ ou controle de moléstia de bovinos, como, por exemplo, a febre aftosa, a brucelose, o carbúnculo sintomático, carrapatos e moscas.
Entende-se por manejo sanitário, um conjunto de medidas cuja finalidade é proporcionar aos animais ótimas condições de saúde. ... Deve-se tratar o animal corretamente, com ajuda de um profissional, mas o certo é adotar o máximo possível de práticas preventivas no seu rebanho.
O rebanho deve consumir no máximo 1,1 – 1,2% do peso vivo de FDN na dieta total para evitar, teoricamente, o enchimento físico do rúmen e consequentemente limitar o consumo. É preciso entender que quanto maior o teor de fibra dos alimentos, menor será o seu valor nutricional.
Além da imunização dos animais contra doenças de notificação obrigatória, como febre aftosa, brucelose e raiva, as ações de vigilância epidemiológica contribuem efeti- vamente para a manutenção do estado sanitário dos rebanhos.
Doenças mais comuns:
Principais patologias do trato reprodutivo
A Brucelose bovina é uma importante doença infectocontagiosa que acomete muitos rebanhos brasileiros. Esta doença é provocada por bactérias do gênero Brucella. Os bovinos são acometidos pela espécie Brucella abortus.
Nas cadelas gestantes, a função do CL declina abruptamente com o inicio do parto devido à ação das prostaglandinas (Feldman e Nelson, 2003). Entretanto, nas cadelas não-gestantes, esse declínio estaria relacionado á apoptose das células luteínicas.
Esta estrutura, formada após a ruptura do folículo, produz progesterona, que é o hormônio responsáveI pela manutenção da gestação....
O corpo lúteo é formado pelas células da granulosa e tem grande importância no ciclo menstrual pois secreta um hormônio chamado progesterona. Ele possui colocação amarela em função da luteína que é o hormônio presente nele.
Primeiro trimestre de gravidez: 11 a 90 ng/mL; Segundo trimestre de gravidez: 25 a 90 ng/mL; Terceiro trimestre de gravidez: 42 a 48 ng/mL.
O hormônio folículo-estimulante (FSH) estimula a secreção de estrogênio, responsável pelo desenvolvimento e maturação dos folículos ovarianos.
→ Período de maturação: No período de maturação, inicia-se o processo de meiose, porém este não se completa e os ovócitos primários estacionam na prófase I. ... O ovócito primário continua a divisão I da meiose e produz o ovócito secundário ou ovócito II (n) e o primeiro glóbulo polar ou glóbulo polar I (n).
A maturação in vitro de óvulos, consiste em um processo de fertilização in vitro em que pouco ou nenhum medicamento é usado para estimular os ovários. Os óvulos, ou oócitos, são colhidos da mesma maneira da FIV vitro convencional, porém ainda imaturos. Seu amadurecimento é realizado em laboratório (in vitro).
No ciclo menstrual natural, apenas um folículo ovariano se forma e ovula, liberando um único óvulo. A figura ao lado mostra o aspecto, no ultrassom, de um ovário com quatro folículos: três menores e um maior (D), que é o que vai ovular.
O que é a contagem de folículos antrais (CFA)? Todos os folículos medindo entre 2 e 10 mm de diâmetro médio são contabilizados. A partir da soma é possível classificar a reserva ovariana. Se a conta resultar um número menor ou igual a 8, indica uma baixa reserva ovariana e, consequentemente, um baixo potencial fértil.
Por isso, se você busca aumentar a fertilidade e melhorar as chances de engravidar, procure comer alimentos que ajudem ao bom funcionamento dos hormônios sexuais e a estimular a maturação dos óvulos e a qualidade dos espermatozoides, como frutas, verduras, legumes, nozes, castanhas e peixes.
De forma simplificada, podemos dizer que os folículos antrais são as capsulas que guardam os óvulos. Quando dizemos que a mulher nasce com uma reserva ovariana de 1 milhão de óvulos, na realidade estamos falando de folículos, que potencialmente podem ser óvulos, mas na maioria das vezes não será.
Pequena formação anatómica (normal ou patológica) em forma de saco ou de dedo de luva. Pequena vesícula à superfície do ovário que contém um óvulo maduro (ovissaco) que rompe o folículo, na fase de ovulação, atingindo a trompa uterina.
A função do folículo consiste em proporcionar um ambiente ideal para a manutenção da viabilidade, bem como o crescimento e a maturação do oócito. ... O folículo ovariano consiste em um oócito envolvido por uma ou mais camadas de células foliculares, também conhecidas como células da granulosa.
Quanto mais jovem for a mulher, teoricamente, maior o número de folículos ovarianos. A contagem dos folículos antrais (cada folículo contém um óvulo dentro) é um importante marcador de reserva ovariana.