A experiência de Hawthorne foi desenvolvida por Elton Mayo, junto com seus colaboradores, e colocou em xeque a teoria clássica da administração, mecanicista e rígida. Elton é fundador da escola da teoria das relações humanas na administração, que surgiu da necessidade de humanizar a Administração.
A conclusão (que ficou conhecida como experiência de Hawthorne) é que o aumento da produtividade não estava relacionado com a intensidade da luz, mas sim com a atenção que estava sendo dada às pessoas.
Após alguns anos, em 1927, o Conselho Nacional de Pesquisas iniciou uma experiência, na fábrica de Hawthorne da Western Electric Company. Era a Experiência de Hawthorne, que tinha como objetivo inicial avaliar a correlação existente entre a iluminação e a eficiência dos trabalhadores.
Esses grupos constituem a estrutura humana da empresa; e as relações humanas são as atitudes desenvolvidas pelas interações entre pessoas e grupos. Após cinco experiências em Hawthorne, Mayo passa a adotar os seguintes pontos de vista: ... As Relações Humanas e a cooperação constituem a chave para evitar o conflito social.
Essa teoria surgiu como consequência da Experiência de Hawthorne, desenvolvida por GEORGE ELTON MAYO (1880-1949). Os três pontos basilares para desenvolvimento da Teoria das Relações Humanas foram: Humanização e democratização da administração, deixando de lado a rigidez existente até então.
Quanto aos objetivos iniciais da experiência de Hawthorne, escolha a opção correta: Testar e comparar o comportamento dos supervisores e do dono da fábrica. Testar e comparar o comportamento dos supervisores e do dono da fábrica. Identificar se o dono da empresa decidia sob efeito de emoção.
O Efeito Hawthorne é um processo de mudança positiva no comportamento dos colaboradores a partir da mudança na relação entre colaboradores e gerência. Luzes, temperatura, ergonomia e produtividade podem andar lado a lado? ... O efeito também analisa o impacto das funções biopsicológicas sobre a produtividade.
A Escola das Relações Humanas surgiu efetivamente através da Experiência de Hawthorne, realizada numa fábrica no bairro que dá nome à pesquisa, em Chicago, EUA. ... O despertar para as relações humanas dentro das organizações. A ênfase nos aspectos emocionais e não-racionais do comportamento das pessoas.
Em primeiro lugar, aspectos naturais das relações sociais têm mais poder do que estruturas organizacionais. ... Com base nisso, a teoria das relações humanas postulou que as relações sociais também influenciam a produtividade. Posteriormente, a teoria das relações humanas deu origem ao campo da Gestão de Recursos Humanos.
DOS VÍNCULOS COMO CONSTRUÇÃO DO SER. Como dito anteriormente, as relações são ferramenta fundamentais para construção do nosso caráter. Esse, por sua vez, orienta a nossa personalidade. E por serem tão importantes, também se configuram como o “cimento” para nossos vínculos, traumas e memórias.
A psicologia e as relações humanas andam juntas, de forma a ampliar a construção dos conhecimentos do sujeito em estudo nos seus diversos con- textos de vivência, favorecendo ao seu equilíbrio da mente, corpo e compor- tamento onde desta forma proporcionará a todos ao seu redor uma melhor convivência entre grupos ...
Sejam relações sociais, afetivas ou até mesmo de trabalho, o que a ser observado é que o papel da psicologia é prestar suporte, para as pessoas envolvidas em processos de convívio social servindo de mediadora, caso haja conflitos e de facilitadora para que a cooperação mútua prevaleça.
A Psicologia Social é um dos muitos ramos da Psicologia; estuda como as pessoas se integram umas às outras, como se dá a interdependência entre elas. Resumidamente, a Psicologia Social procura entender os indivíduos em suas relações com outros, seja influenciando ou sendo influenciado.
Objeto • A Psicologia Social é a ciência que procura compreender os “como” e os “porquê” do comportamento social. Campo de Ação • Comportamento analisado em todos os contextos do processo de influência social: - interação pessoa/pessoa; - interação pessoa/grupo; - interação grupo/grupo.
A Psicologia Sócio-Histórica tem como base a teoria de Vygotsky que afirma que o desenvolvimento humano se dá por meio das relações sociais em que o indivíduo mantêm no decorrer de sua vida.
Nasce na segunda metade do Séc XIX, em alguns países da Europa, e um pouco mais tarde nos Estados Unidos e outros países. Para alguns, a Psicologia Social surgiu no ano de 1859, junto com a edição da revista “ Grande Enciclopédia Soviética”, de Steintahl e Lazarus.
Dessa perspectiva, os principais conceitos são: a percepção social; a comunicação; as atitudes; a mudança de atitudes; o processo de socialização; os grupos sociais e os papéis sociais.
4 Por que alguns estudiosos consideram toda a Psicologia como Psicologia Social? Porque a Psicologia tem como objeto de estudo o comportamento do homem e praticamente todo comportamento humano resultante da convivncia do homem com os demais.
A psicologia social psicológica se limita a explicar as ações do indivíduo a partir dos estímulos que recebe do exterior (os seus sentimentos, comportamentos e pensamentos, por exemplo). Já a psicologia social sociológica estuda os fenômenos que surgem nos diferentes grupos a partir da interação das pessoas com estes.
Como diz Farr (1998, p. 59), “a herança de Wundt foi uma psicologia experimental que não era social”. ... se a psicologia se tornou por primeiro uma ciência experimental na Alemanha, foi a Psicologia Social que se tornou depois uma ciência experimental nos Estados Unidos.
Além disso, como afirma Ibáñez (1997), a Psicologia Social Crítica tem por preocupação sim ser instrumento no auxílio ao combate dos problemas da vida cotidiana e social, tais como os preconceitos, as discriminações, transpassando a mera produção de conhecimento teórico.
Qual a contribuição do Empirismo para o desenvolvimento da Psicologia Moderna? A contribuição empirista para o desenvolvimento da Psicologia Moderna foi advinda de John Locke (1632-1704),que negava a existência de ideias inatas e dizia que através da experiência é que o homem adquire conhecimentos.
A PSICOLOGIA SOCIO-HISTORICA SURGE DA CRITICA DO MODELO NEUTRO DA PSICOLOGIA SOCIAL NORTE AMERICANA, ATE ENTAO ADOTADA, E BUSCA NO MATERIALISMO HISTORICO , BUSCANDO OPOSIÇÕES SOBRE O INDIVIDUO E GRUPO, INTERNO E EXTERNO, NATUREZA E SOCIEDADE, DETERMINAÇÃO E CONTROLE.
327). Ao concluir sobre a questão do compromisso social da psicologia ela ressalta que: Assumir um compromisso social em nossa profissão é estar voltado para uma intervenção crítica e transformadora de nossas condições de vida.