Superior refere a uma estrutura mais superior a outra estrutura ou próxima do crânio. Inferior refere a uma estrutura mais inferior a outra estrutura ou próxima da planta do pé. Leia o exemplo: Os olhos são mais superiores em relação à boca. ... Veja o exemplo: os dedos dos pés estão mais anteriores que o tornozelo.
a) Termos de Relação: * Anterior / Ventral / Frontal: na direção da frente do corpo. * Posterior / Dorsal: na direção das costas (traseiro). ... * Superior / Cranial: na direção da parte superior do corpo. * Inferior / Caudal: na direção da parte inferior do corpo.
Medial: região localizada próxima ao plano sagital mediano. Lateral: região localizada mais afastada do plano sagital mediano.
A palavra proximal é aplicada na descrição anatômica para indicar que a parte do corpo referida se situa mais próxima de um centro, articulação, tronco ou linha mediana. O seu oposto é distal.
Ana, em partes; tome, cortar. O termo anatomia, de origem grega, significa “cortar em partes”. Antigamente referia-se ao ato de explorar as estruturas do corpo humano por uso de instrumentos cortantes como anatomizar, hoje substituído pela palavra dissecar.
É dividida em anatomia macroscópica e anatomia microscópica; Seu estudo começou há 500 a.C.com dissecação de animais; Leonardo da Vinci é um dos grandes nomes dos estudiosos da anatomia humana; A anatomia do corpo humano tem algumas características, como: posição anatômica, planos anatômicos e eixos anatômicos.
Anatomia é a ciência que estuda a estrutura e a organização dos seres vivos, tanto interna quanto externamente. Enquanto que a fisiologia estuda o funcionamento do organismo. ... Quando o corpo humano está na posição anatômica ele pode ser dividido conceitualmente em planos.
Resposta: Classicamente o corpo humano é dividido em cabeça, tronco e membros. A cabeça se divide em face e crânio. O tronco em pescoço, tórax e abdome.
O corpo humano é formado por estruturas simples como as células, até as mais complexas como os órgãos. O nível de organização do corpo humano é a seguinte: células, tecidos, órgãos, sistemas e organismo. Cada uma dessas estruturas consiste em um nível hierárquico até a formação de todo o organismo.
Caixa craniana
A CABEÇA É FORMADA PELO CRÂNIO E PELA FACE. DENTRO DO CRÂNIO ESTÁ O CÉREBRO. NA FACE ESTÃO LOCALIZADOS O NARIZ, OS OLHOS E A BOCA. O TRONCO É FORMADO PELO PESCOÇO, PEITO E BARRIGA.
Na cabeça estão situados órgãos importantes do corpo humano, como o globo ocular, onde se encontram os olhos, órgãos responsáveis pela visão; o aparelho auditivo, responsável pela audição; a cavidade nasal, que faz parte do sistema respiratório que recebe ou expele o ar inspirado ou expirado; a cavidade bucal, onde são ...
O crânio é uma caixa óssea que tem como função proteger o cérebro e os órgãos do olfato, da visão e da audição, além dos órgãos externos do sistema respiratório e digestório. Ele é formado por 28 ossos.
Lacrimal: localiza-se no terço médio da órbita, sendo este o menor e mais frágil osso da face. Concha nasal inferior: se localiza ao longo da parede da cavidade nasal, mantendo-se lateralmente. Articula-se com ossos como etmoide, lacrimal e palatino.
cérebro
A cabeça protege o encéfalo e todos os sistemas de receptores associados aos sentidos especiais – as cavidades nasais e oral- que possuem característica estruturais para modificar a passagem de ar ou alimento para cada sistema.
Resposta. O capacete protege o conjunto de ossos craniano (Crânio) e o principal órgão na região é o cérebro.
A cabeça guarda a parte mais sofisticada do nosso corpo: O cérebro, o órgão mais importante do sistema nervoso que controla o corpo todo. Ele é responsável pelas ações voluntárias e involuntárias do nosso corpo. ... É como se o cérebro fosse uma empresa, e essas células, as operárias.