É uma norma internacional que possui diretrizes sobre Responsabilidade Social, o objetivo desta norma é fazer com que vários tipos de organizações (grandes ou pequenas) tenham objetivos em comum, sendo entre eles: Encontrar o equilíbrio entre desenvolvimento econômico, progresso social e prestação ambiental.
A NBR 16001 é uma norma de sistema de gestão, passível de auditória, estruturada em requisitos verificáveis, permitindo que a organização busque a certificação por uma terceira parte, o que não ocorre com a ISO 26000 que é uma norma de diretrizes.
Embora seja uma norma, a ISO 26000 serve como orientação não certificável, que "pretende auxiliar as organizações a contribuírem para o desenvolvimento sustentável", além de aconselhar as organizações a observarem as diversidades sociais, ambientais, econômicas, jurídicas, culturais, políticas e organizacionais dos ...
Ao contrário de outras normas da série ISO, a ISO 26000 não é destinada à certificação, mas pode trazer vários benefícios às organizações que seguirem as suas diretrizes, como: melhorias das práticas de gestão de risco; melhoria da competitividade; melhoria de relacionamento com as partes interessadas; maior ...
Quais são os principais temas abordados por meio da ISO 26000?
Como obter certificação ISO 26000? Diferentemente de normas como a ISO 14001 ou a ISO 9001 que são certificáveis, a ISO 26000 não possuí um programa de certificação. Como já dito anteriormente, trata-se de uma norma orientativa, que apresenta recomendações.
A SA 8000 é uma norma de certificação internacional que incentiva as organizações a desenvolver, manter e aplicar práticas de responsabilidade social no local de trabalho. ... A ABNT NBR 16001 é uma norma que estabelece requisitos para um sistema de gestão da Responsabilidade Social.
Bens de consumo e varejo Auditorias de responsabilidade social. A SGS reduz seus riscos de sourcing através da verificação da capacidade de seus fornecedores em satisfazer seus requerimentos contratuais de qualidade, quantidade e entrega.
Elabora campanhas de sensibilização interna, relatórios de acompanhamento e atas de reunião. Cria oficinas de capacitação para facilitadores e realiza o gerenciamento da equipe.
É uma ferramenta de gestão que permite as empresas avaliar práticas e performances e se comparar com empresas do seu setor de atuação e com as de outros segmentos industriais.
O papel do gestor será conduzir seus colaboradores e incentivá-los de forma se sentirem parte do negócio e como parte beneficiada, como sociedade em geral. Temos como objetivo principal analisar o papel dos gestores de recursos humanos na construção da empresa socialmente responsável.
Ele distribui a responsabilidade na execução dos serviços para todas as áreas da empresa envolvidas no processo. ... Figura 1 – Modelo de responsabilidade organizacional. O ranking nesse caso demonstra o gargalo na execução das atividades que compõe o serviço.
A Gestão de Pessoas trabalha a capacitação, envolvimento e desenvolvimento dos funcionários de uma empresa. Esta área, por excelência, tem a função de humanizar os processos organizacionais, bem como as empresas de maneira geral.
Para que uma empresa exerça suas atividades com responsabilidade social, é importante que busque o engajamento de todos os colaboradores. Inclusive, seus familiares podem ser inseridos no processo, pois são partes relevantes para a instituição. O movimento também precisa englobar a comunidade.