Sim. Não há na legislação trabalhista qualquer impedimento para isso. Caso o trabalhador, por exemplo, consiga um emprego melhor em outro lugar, pode pedir demissão mesmo durante as suas férias. ... Dessa maneira, caso o trabalhador cometa algum ato que caracterize a justa causa durante as férias, poderá ser demitido.
Quando a demissão acontece por iniciativa do empregado, sem justa causa, ele tem direito a receber: – Saldo de salário; ... Por outro lado, ele não recebe a multa de 40% do FGTS, não poderá movimentar o saldo da conta vinculada e não terá direito ao seguro-desemprego.
Pedido de demissão Se o empregado está pedindo demissão do trabalho, ele deve comunicar a empresa da sua decisão com antecedência mínima de 30 dias, se por acaso ele não optar em trabalhar nesse período, poderá ter esse valor descontado do seu salário na rescisão. Esse período é chamado de aviso prévio.
A modalidade, também conhecida como demissão consensual ou demissão em comum acordo, está disposta no artigo 484-A da CLT e consiste na realização de acordo entre empregado e empregador, de forma a possibilitar maior autonomia das partes e a flexibilidade contratual, que é característica marcante da Reforma Trabalhista ...