Assim, quanto maior é a temperatura, menor é a pressão; e quanto maior é a pressão, menor é a temperatura. Isso ocorre porque, sob baixas temperaturas, o ar fica mais pesado e comprime o ar que está por baixo, elevando, assim, a pressão atmosférica.
22,4 L
Esse valor corresponde ao volume molar dos gases. Se considerarmos as Condições Ambientais de Temperatura e Pressão (CATP), em que a pressão também é de aproximadamente 1 atm, mas a temperatura é de 298 K (25 ºC), o volume molar passa a ser 25 L.
Mol é uma unidade de medida utilizada para expressar a quantidade de matéria microscópica, como átomos e moléculas. É um termo que provém do latim mole, que significa quantidade, e foi proposto pela primeira vez em 1896 pelo químico Wilhem Ostwald.
O mol corresponde ao número de espécies elementares em determinada massa de uma substância. Um mol tem um valor absoluto de 6,02 x 1023.
18 g/mol
Dessa forma, basta dividir a massa (m) da matéria por sua massa molar (M). A massa molar é determinada pela multiplicação da quantidade de átomos do elemento por sua massa atômica. Em seguida, somam-se todos os resultados encontrados. A unidade dessa massa é o g/mol.
Cada átomo de oxigênio possui massa atômica igual a 16 u, então a massa molecular de 1 mol de O2 é 32 g.
O número de entidades elementares contidas em 1 mol correspondem à constante de Avogadro, cujo valor é 6,02 x 1023 mol-1. Esta comparação foi estipulada porque 1 mol coincide com o número de Avogadro. Sendo assim ficou definido que 1 mol de átomos é igual a 6,02 x 1023 , e 1 mol contém 12 gramas (equivalente ao 12C).
15,999 u
6,03 . 1023
O número de Avogadro representa o número de partículas contidas em um mol de qualquer substância. ... A dificuldade foi superada por um físico italiano chamado Amedeo Avogadro.
Experimentalmente, esta constante pode ser obtida através de métodos como eletrólise, emissões radioativas, raios X, entre outros. Através da eletrólise e de alguns conceitos como corrente elétrica, carga do elétron e massa molar, podemos determinar a constante de Avogadro experimentalmente.
Como foi descoberto a constante de Avogadro?
A Hipótese de Avogadro, proposta em 1811 por Amedeo Avogadro, diz que: Volumes iguais, de quaisquer gases, nas mesmas condições de pressão e temperatura, apresentam a mesma quantidade de substâncias em mol (moléculas). Essa lei está relacionada ao volume molar de gases. ... A mesma quantidade = 6,02 x 1023 moléculas.
A constante de Avogadro pode ser determinada pela eletrólise da água, vejamos um exemplo para ilustrar essa fundamentação. Por definição, a constante de Avogadro expressa que um peso de um mol, ou um grama de uma determinada substância contém uma quantidade de N partículas.
17 g/mol
17g
Como na fórmula o hidrogênio e o nitrogênio estão juntos, para saber quanto ela pesa temos que somar, então 1 mol de amônia tem massa igual a 17 g. Sabendo disso, resta nos fazer uma regra de três simples, assim: Assim, se 1 mol de amônia possui massa igual 17 g, 4 mols é quem tem 68 g de amônia.
17,031 g/mol
17,031 g/mol
A massa molecular da amônia é 17 u. Logo a massa molar tem o mesmo módulo, ou seja, vale 17 g/mol (lê-se gramas por mol). 17 g/mol quer dizer que cada 1 mol tem 17 gramas.
Efeitos adversos à saúde humana: O Amoníaco, devido a liberação de Amônia, pode ser sufocante e de extrema irritação aos olhos, garganta e trato respiratório. Dependendo do tempo e nível de exposição, podem ocorrer efeitos que vão de suaves irritações à severas lesões no corpo, devido a sua ação cáustica alcalina.
A amônia é uma substância produzida por bactérias intestinais e por células do corpo durante a digestão de proteínas. É um resíduo que normalmente é transportado para o fígado, onde é transformado em ureia e glutamina. A ureia é levada para os rins e excretada na urina.
Vinagre. Um líquido ácido, o vinagre contém ácido acético e remove uma grande variedade de odores de várias superfícies. Ele pode neutralizar a amônia e eliminar seu cheiro. ... A fim de remover o odor de amônia, passe ou borrife vinagre branco puro na área.
“A amônia é uma substancia altamente agressiva ao sistema respiratório. O que se pode fazer nesse momento é encaminhar esses pacientes para os serviços de urgência e emergência e fazer um tratamento adequado para retirar desse quadro de insuficiência respiratória que pode levar inclusive à morte”, concluiu o médico.