A Ordem Bipolar foi a divisão política e econômica mundial em duas frentes: a primeira, dos países Ocidentais era regida pelo modelo econômico capitalista, enquanto que a União Soviética era a grande líder do modelo econômico socialista.
A Guerra Fria não foi bem uma guerra, foi mais que um “clima frio", entre os países E.U.A e a União Soviética, mas não se teve conflitos. A ordem bipolar durou cerca de 45 anos.
Corrida armamentista é a denominação da prática de nações rivais de acumular e melhorar o desempenho e a quantidade de armas em tempos de paz.
Com intuito de proteger os territórios de suas influências e alcançar novas áreas para dispersar suas ideologias, as duas maiores superpotências (Estados Unidos e União das Repúblicas Soviéticas Socialistas) partiram para um crescimento militar de grandes precedentes, desencadeando a corrida armamentista.
A corrida espacial aconteceu entre 1957 e 1975 sendo um dos capítulos da Guerra Fria. Nela, americanos e soviéticos disputavam a hegemonia na exploração espacial. ... A corrida espacial foi responsável por mobilizar altas quantias de dinheiro com o intuito de promover a exploração do espaço.
O Muro de Berlim, como símbolo maior da Guerra Fria, marcou o início das tensões entre as duas superpotências, da mesma forma com que marcou o fim das mesmas.
O equilíbrio do terror é uma teoria elaborada na época da chamada Guerra Fria, quando a União Soviética e seus aliados do Pacto de Varsóvia por um lado, e os Estados Unidos da América e seus aliados da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN/NATO) por outro, entraram numa corrida ao armamento de tal modo ...
Durante os quarenta anos de Guerra Fria o equilíbrio de terror angustiava muita gente. Terminada a Guerra Fria e extinta a União Soviética, desvaneceu-se a angústia da bomba atómica, que marcou as anteriores gerações. ... O medo transferiu-se para outro tipo de ameaça, o terrorismo.
1947
Porque recebeu esse nome? A guerra é chamada de fria porque não houve verdadeiramente uma guerra ou conflitos de fogo direto entre os EUA e a URSS, dada a inviabilidade de uma vitória em uma batalha nuclear. ... O medo da destruição em massa fez com que a Guerra Fria jamais tivesse algum combate armado.
“Cortina de ferro” foi uma expressão criada pelo primeiro Ministro Britânico Winston Churchill em 1946, no contexto da Guerra Fria, para designar a separação política ideológica que se encontrava a Europa após o fim da Segunda Guerra Mundial.
Os americanos deram ajuda econômica no valor de cerca de 14 bilhões de dólares na época (equivalente a cerca de cem bilhões de dólares em 2018 ajustado pela inflação), que foram entregues para ajudar na recuperação dos países europeus que se juntaram à Organização Europeia para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico.