Resposta. Ele quis dizer que quando você banhar no rio novamente, as águas serão outras, pois a água que estava passando quando você banhou pela primeira vez já passou. E por isso é outro rio, e não dá pra banhar no mesmo rio por conta disso.
A realidade para eles é única, imóvel, eterna, imutável, sem princípio ou fim, contínua e indivisível. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Parmênides escreveu em forma de poema suas principais ideias filosóficas.
A filosofia de Heráclito consiste em dizer que "tudo muda e nada permanece sendo o que é". O nome dessa teoria se chama "Panta Rei", que significa justamente "tudo flui". Ele dizia, inclusive, que não se pode entrar duas vezes no mesmo rio.
Significado de Devir substantivo masculino [Filosofia] Processo de mudanças efetivas pelas quais todo ser passa. Movimento permanente que atua como regra, sendo capaz de criar, transformar e modificar tudo o que existe; essa própria mudança. ... Do latim devenire.
Heráclito de Éfeso: Nenhum homem pode banhar-se duas vezes... Nenhum homem pode banhar-se duas vezes no mesmo rio... pois na segunda vez o rio já não é o mesmo, nem tão pouco o homem!
“Ninguém pode entrar duas vezes no mesmo rio, pois quando nele se entra novamente, não se encontra as mesmas águas, e o próprio ser já se modificou. Assim, tudo é regido pela dialética, a tensão e o revezamento dos opostos. Portanto, o real é sempre fruto da mudança, ou seja, do combate entre os contrários”.
O tempo é como um rio. Você nunca poderá tocar na mesma água duas vezes, porque a água que já passou, nunca passará novamente. Aproveite cada minuto de sua vida e lembre-se: Nunca busque boas aparências, porque elas mudam com o tempo. Não procure pessoas perfeitas, porque elas não existem.
Resposta. Resposta: O ser é idêntico a si mesmo: se o Ser fosse diferente de si mesmo, ele não seria o que “é”.
2) O ser é imutável - o ser não pode ter surgido do não-ser ou tornar-se não-ser, já que o ser só pode ser idêntico a si mesmo - e não pode ser e não-ser ao mesmo tempo. ... Logo, o ser é eterno, sem começo nem fim. O mesmo se aplica ao dizer e ao pensar. Só podemos pensar no que é, pois só o que é exprime-se em palavras.
Na verdade a frase correta é: "O ser é, e o não ser não é". Ou seja, para algo deixar de ser o que era, precisa mudar. Mas para Parmênides, o universo é imutável. Assim, ele afirmava quer o ser é, e a única coisa que "não é", é o "não ser".
"Não-ser" é sinônimo de "o que não é", assim como ser, no sentido de ente, é sinônimo de "o que é". ...
1. A não ser. Expressão empregada para sugerir uma única alternativa para determinado problema.
Para Parmênides, era dotado de existência somente aquilo que existe infinitamente e de maneira imóvel, ou seja, somente por meio das essências. ... “O ser é e o não ser não é”, frase proferida por Parmênides, indica que o ser (o que existe) é, pois é idêntico a si mesmo e indica a si mesmo.
..que é e que não é possível que não seja,/ é a vereda da Persuasão (porque acompanha a Verdade); o outro diz que não é e que é preciso que não seja,/ eu te digo que esta é uma vereda em que nada se pode aprender. De fato, não poderias conhecer o que não é, porque tal não é fatível./ nem poderia expressá-lo.
“É impossível o mesmo ser e não ser no mesmo, ao mesmo tempo segundo o mesmo”2. A comparação é um expediente válido dentre os métodos científicos. Por ela compreendemos melhor os fenômenos, uma vez que é possível traçar fronteiras, determinar pontos de aproximação e de divergência entre os fatos.
Foi discípulo de Parmênides (510-470 a.C.), defendendo a filosofia de seu mestre sobre os estudos do ser, da razão e da lógica. ... Para o filósofo grego Aristóteles, ele foi o criador do método dialético. Além da filosofia, Zenão foi professor e se envolveu com a política.
Essa escola caracterizou-se por não procurar uma explicação da realidade baseada na natureza. ... Seus pensadores defendiam a existência de uma realidade única, por isso ficaram conhecidos também como monistas, em oposição ao mobilismo (de Heráclito, principalmente, que acreditava na existência da pluralidade do real).
V a.C. Os atomistas acreditavam que os elementos básicos da realidade eram átomos, partículas de matéria indivisíveis, indestrutíveis, que se moviam no espaço.” O termo átomo, do qual deriva a filosofia do atomismo, significa, em grego, algo que não pode ser subdividido, ou seja, algo indivisível.