Confúcio acreditava que a virtude era o remédio para todos os males. Esta se consubstanciava individualmente na figura do cavalheiro (junzi). O Confucionismo considera o homem bom e possuidor do livre arbítrio, sendo a virtude sua recompensa.
Confúcio defendia a manutenção de tradições, de ensinamentos passados de geração para geração. Mas mais do que uma abordagem ultraconservadora, ele apostava em uma atitude de revitalização da tradição: devemos olhar para o passado e aplicar os melhores ensinamentos ao presente.
11 de abril de 479 a.C.
Lu
Foi o mais famoso filósofo e pensador político da China e viveu entre 552 e 479 a.C. Seu nome verdadeiro era Ch'iu K'ung, mas ele se tornou conhecido como Mestre K'ung. ... De qualquer forma, a herança que o filósofo deixou para o mundo oriental vai muito além disso. “O confucionismo é a base da ética empresarial japonesa.
Como escritor, Kung compilou poemas, estórias e lendas e as reuniu numa série de livros que ainda hoje sobrevivem como clássicos da literatura chinesa. Entre eles estão o Livro dos Poemas, o Livro da História, o Livro das Etiquetas e o Livro das Mutações (o I Ching).
Confucius foi uma das primeiras pessoas na China que queria tornar a educação disponível para todos. ... Confúcio acreditava que a educação poderia transformar e melhorar a sociedade. Ele acreditava que ensinar futuros líderes poderia ajudar a melhorar não apenas seu caráter, mas também ajudar a sociedade.
A origem do Confucionismo é remontada ao século VI antes de Cristo, tendo sido fundada por Kongzi (o próprio Confúcio - por volta de 551 a 479 a.
9 ensinamentos de Confúcio, o grande filósofo chinês
Principais Atributos do Confucionismo Humanidade, justiça, rituais, conhecimento, integridade, lealdade, piedade filial, continência, honestidade, bondade e perdão, juízo e senso de certo e errado, bravura, amabilidade e gentileza, respeito, frugalidade, modéstia e discrição.
Ele acreditava que os alunos deviam se esforçar para melhorar de vida, além de ganhar conhecimento. Confúcio é considerado o primeiro professor da China que quis tornar a educação acessível para todos os homens.
Os taoístas acreditam na essência de todas as coisas. O taoísmo é uma religião de filosofia chinesa; baseia-se no sistema politeísta e filosófico, de crenças parecidas com os antigos elementos místicos e enigmáticos da religião popular chinesa, como: culto aos ancestrais, rituais de exorcismo, alquimia e magia.
União de filosofia e religião que prega a harmonia da vida Para os taoístas, o Tao representa as diversas divindades adoradas por eles. De acordo com essa crença, a sabedoria do Tao é a única fonte do universo e deve ser um caminho natural dos acontecimentos da vida que todos devem seguir.
O Taoismo é uma filosofia de vida e uma religião chinesa milenar, na qual o ser humano deve viver em harmonia com a natureza, pois faz parte dela. Alguns Princípios do Taoismo são comuns a outras religiões: humildade, generosidade, não violência, simplicidade. ...
âncora