Para formarmos um campo harmônico maior, precisamos primeiramente montar a escala maior, tendo as notas da escala aplicamos a seguinte fórmula:
Teremos, portanto, um acorde de RÉ MENOR (Dm) como segunda nota do campo harmônico de DÓ MAIOR. Se aplicarmos a mesma regra para todas as outras notas da escala teremos o seguinte: A regra é simples, para cada nota da escala formaremos uma tríade, utilizando apenas as próprias notas dessa escala.
Escala é o encadeamento das notas que mantêm uma relação entre si. Por exemplo, a escala maior (tom, tom, semitom, tom, tom, tom, semitom). Os acordes que se formam a partir destas notas geram o campo harmônico. ... O que chamamos de maiores e menores são os acordes de acordo com a terça que utilizamos.
O campo harmônico menor responde a três escalas menores: menor primitiva, menor harmônica e menor melódica. ... São 4 publicações: tríades na escala maior, menor primitiva, menor harmônica e menor melódica. E já há uma sobre tétrades maiores.
Como Montar o Campo Harmônico Menor? Para montarmos o campo harmônico menor, basta pegarmos as notas da Escala Menor, que servirá como base, e gerar os acordes em cada grau a partir dela.
São doze as escalas menores primitivas, a partir das doze alturas do sistema temperado (dó, dó sustenido ou ré bemol, ré, ré sustenido ou mi bemol, mi, fá, fá sustenido ou sol bemol, sol, sol sustenido ou lá bemol, lá, lá sustenido ou si bemol e si), assim formamos doze estruturas como parte do campo harmônico menor, ...