Chamamos de imagem real toda imagem produzida por um feixe de luz que convergir sobre algum ponto após ter sido refratada por uma lente convexa (de bordas finas) ou após ter sido refletida por um espelho, como acontece nos espelhos esféricos côncavos ou parabólicos.
1 – Objeto real antes do centro de curvatura: A imagem formada é real, invertida e menor que o objeto. 2 – Objeto real no centro de curvatura: A imagem formada é real, invertida e do mesmo tamanho do objeto.
Ao contrário dos espelhos planos, os espelhos esféricos formam imagens de tamanhos diferentes do tamanho do objeto. Enquanto o espelho convexo forma imagens sempre menores que o objeto, o espelho côncavo forma imagens de diferente tamanhos, dependendo da posição em que o objeto é colocada sobre o seu eixo.
A associação de espelhos planos acontece quando a luz refletida por um espelho E1 atinge um segundo espelho E2, formando assim uma combinação de imagens refletidas.
Ao colocarmos dois espelhos paralelos com as faces refletoras uma de frente para a outra conseguiremos um número infinito de imagens. Ao manusearmos dois espelhos planos, podemos obter a formação de imagens através da associação de espelhos.
Espelho plano (continuação) Por razões de simetria, o ponto objeto e os pontos imagem ficam situados sobre uma circunferência. Para se calcular o número de imagens que serão vistas na associação usa-se a fórmula: Sendo o ângulo formado entre os espelhos. Portanto, nesta configuração são vistas 3 pontos imagem.
Com o ângulo α = 30º, teremos a seguinte resolução: Assim, quando dois espelhos planos são associados com um ângulo igual a 30º, formam-se 11 imagens.
Uma imagem invertida é uma imagem estática ou em movimento gerada pela inversão de espelho de um original em um eixo horizontal (uma imagem em flop é espelhada no eixo vertical).
A imagem que vemos em um espelho se chama reflexo. ... Ao ficarmos diante de um espelho, nosso corpo reflete padrões de luz que chegam até ele. Esses padrões de luz batem no espelho e voltam para os nossos olhos. O cérebro então interpreta, ou lê, os padrões de luz como sendo uma imagem nossa no espelho.
E respondendo a pergunta “O que tem por trás do espelho?”. Por trás do espelho existem seres iluminados e iluminadores e onde há luz, não há escuridão. Sendo assim, se olharmos mais ao fundo a imagem refletida no espelho encontraremos nossa verdadeira essência, nossa maior verdade, nosso EU maior.
A imagem refletida num espelho plano, chama-se “Enantiomorfa” na medida que se forma à mesma distância do espelho que o objeto, sendo portanto simétrica do objeto em relação ao espelho. ... Assim, nos espelhos planos o objeto é real e a imagem virtual e simétrica.
O espelho plano é feito por uma superfície metálica revestida por uma camada de vidro, que é transparente e protege o metal do ar e da umidade.
Definimos 3 tipos diferentes de espelhos:
Existem dois tipos de espelhos esféricos: os espelhos côncavos e os espelhos convexos. Antes de aprofundarmo-nos nos detalhes de cada um desses espelhos, vamos identificar e definir quais são os elementos geométricos dos espelhos esféricos.
Os espelhos côncavos convergem as imagens para o foco do espelho enquanto os espelhos convexos divergem. Quando um objeto chega muito próximo do espelho côncavo, para ser mais exato entre o foco e o vértice do espelho, gera uma imagem direita e maior.
Em alguns momentos nosso objetivo é o de fazer a ampliação da imagem refletida, como por exemplo, em um telescópio, ou coletar a luz solar e utilizá-la como energia térmica no aquecimento da água da caixa-d'água, ou ver o nosso rosto com detalhes, seja para barbeá-lo ou retocar a maquiagem.
Resposta. Explicação: Nós queremos uma imagem virtual, direita e se possível maior, já que é interessante para o dentista que a imagem do dente seja maior para facilitar o exame. Com isso, um espelho côncavo com um pequeno raio de curvatura é o mais apropriado.
Resposta. - Você mesmo não pode ser encolhido, o que pode acontecer é a sua imagem parecer maior ou menor, e tudo isso vai depender do tipo de espelho e dá distância que você vai ir adotando.