A carne da vieira é mais consistente do que outros moluscos, o que possibilita a multiplicidade de receitas. Assim como a ostra, ela pode ser preparada grelhada ou gratinada. Vieiras podem ser utilizadas em diversos pratos diferentes, além disso têm o sabor mais adocicado, contranstando com outros frutos do mar.
Vieira é um molusco de carne branca com duas conchas em forma de leque. A carne da vieira tem consistência mais firme que a de outros moluscos, como a ostra, e fica boa grelhada ou gratinada.
Seu sabor delicado, “de mar”, lembra o gosto da carne de lagosta quando cozida no vapor, segundo o chef Alain Uzan, do restaurante Ville Du Vin. “Todos os temperos que uso na vieira complementam sua sutileza, e não pode ser nada muito forte para não ofuscar seu sabor”, completa o chef.
A ostra é um molusco envolto por uma concha que parece pedra, fechada por fortes músculos, e tem sabor suave, porém intenso e bem marinho.
Brasão de armas Muitas informações se têm sobre a ascendência da família Vieira. Segundo dados pesquisados pelo professor, escritor e historiador, Batista de Lima, bisneto de Félix Antonio Duarte, VIEIRA é sobrenome originário de Santiago de Compostela, na Galícia, norte de Portugal.
Por quê? Porque o Império Romano crescia e eles precisavam indicar o clã a que a pessoa pertencia ou o lugar onde tinha nascido. Com a decadência do Império Romano, essa prática foi se enfraquecendo até que, na Idade Média, os sobrenomes caíram em desuso e as pessoas passaram a ser chamadas apenas pelo seu prenome.