O gás carbônico compõe apenas 0,03% do ar. Ele aparece na atmosfera como resultado da respiração dos seres vivos e da combustão. ... Esse gás carbônico é retirado da atmosfera pelas plantas durante a fotossíntese.
gás carbônico (CO2) é um elemento que está disponível no ar atmosférico e também dissolvido nas águas de mares, rios e lagos. Através da fotossíntese, os vegetais conseguem retirar o gás carbônico presente no ar ou na água, sendo que ele é devolvido para esses ambientes principalmente pela respiração.
O aumento do teor de CO2 na atmosfera atual relaciona-se não apenas com a queima de combustíveis fósseis, mas também com o desmatamento, com as queimadas e com a poluição das águas. Quando árvores são derrubadas, a fixação do CO2 pela fotossíntese dessas plantas deixa de ocorrer.
O principal destes gases é o CO2 (dióxido de carbono) que resulta da queima directa de combustíveis fósseis (carbono, o petróleo e o gás) utilizados na produção de energia e transportes, principalmente. Desde a Revolução Industrial (finais do Séc. XIX), o CO2 sofreu um incremento de 34%.
Já as algas marinhas produzem oxigênio em excesso, que é liberado na água, vai para a atmosfera e fica disponível a outros seres vivos. Nesse processo, as algas marinhas são responsáveis pela produção de 54% do oxigênio do mundo, segundo dados são do Instituto Brasileiro de Florestas.
Diferente das plantas, as espécies de algas marinhas e de água doce, também através da fotossíntese, produzem 55% do oxigênio do planeta (54,7 % por algas marinhas e 0,3% por algas de água doce) e fabricam muito mais oxigênio do que consomem.