Passo a passo
Montar um plano vai ajudá-lo a ficar motivado e a ter uma estrutura. Obtenha uma boa Bíblia de estudo. Escolha uma tradução para usar durante o seu estudo. Você deve selecionar traduções em vez de simples paráfrases, pois isso garante que você está lendo o texto como era para ser lido.
Os melhores lápis para colorir as páginas fininhas da Bíblia são os aquarela, pois são extra macios e mesmo usando um traço leve deixam a cor forte. Para obter uma cópia do guia de cores, basta baixar gratuitamente o documento que fiz para você.
Recomendo começar pelas cartas menores e mais simples: Tiago, Filemón, Tito e Judas. Das outras maiores sugiro seguir em ordem de aparição, somente deixando Romanos para o final. Por quê? A Epístola aos Romanos é um "resumo" de toda a Bíblia!
Neste ano de 2019, em sintonia com a Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), é proposta para o nosso estudo e oração, a Primeira Carta de São João, com o tema: “O amor em defesa da vida”, e o lema: “Nós amamos porque Deus primeiro nos amou” ( ...
Benefícios de marcar a Bíblia: Memorização – memorizamos os versículos mais facilmente, muitas vezes enquanto folheamos paramos pois alguma página nos chamou atenção pela cor que vimos e damos mais uma lidinha para relembrar.
A Faber Castell e a Stabilo são as marcas mais famosas de marcadores de texto.
Apesar da tradução da Bíblia da CNBB a palavra “marca” tenha sido substituída por “tatuagem”, a verdade é que existem rodas de rodapé no livro explicando que esses versículos dizem ser pecado alguns rituais de luto pagãos. Nessas cerimônias, as pessoas costumavam marcar seus corpos em homenagem aos mortos.
Orientá-lo a estudar muito Um aspecto básico da educação é o seu estudo. Isso requer imensa disciplina. O estudo não é para os fracos. Embora muitas vezes seja tentador querer fugir do estudo ou pensar que é sempre o oposto do prazer, a Bíblia diz que o estudo é muito importante.
Aquele que é curioso, aprende, mas também peca. Seja curioso para buscar aquilo que é de Deus para você. Não seja seja curioso para querer ver, perguntar ou fazer aquilo que te faz pecar. Seja curioso para procurar crescer espiritualmente em Deus, para fazer e buscar as coisas que agram a ele.
O pecado nada mais é do que a transgressão aos mandamentos de Deus, segundo I João 3:4 "Todo aquele que pratica o pecado também transgride a lei, porque o pecado é a transgressão da lei".
Desespero: que consiste em acreditar que a própria maldade humana é maior do que a bondade divina. Presunção: se alguém deseja obter a glória (da salvação) sem ter os méritos - sem demérito para o arrependimento no leito de morte - ou perdão sem arrependimento. Resistência em conhecer a verdade.
Paulo diz: “Pois até à Lei havia pecado no mundo; o pecado, porém, não é levado em conta quando não existe lei” (Rm 5,13,14). A referência à Lei que emana de Deus, por Paulo, enseja interpretações, sempre em direção a um 'estado social', pecaminoso.
O pecado tem como consequência imediata a alienação, ou distância, do indivíduo, das finalidades para as quais foi ele criado por Deus. Portanto Jesus Cristo veio para dar sentido à existência do homem.
No Talmude de Jerusalém consta que Isaías foi morto quando, ao ser perseguido pelo rei Manassés, se escondeu dentro de um cedro. As franjas de sua roupa, porém, deflagraram sua presença, e então o rei ordenou que o cedro fosse serrado ao meio, ocasionando sua morte (Sanhedrin x.).
Gula, luxúria, inveja, preguiça, ira, soberba e avareza são alguns dos mais conhecidos sentimentos que são comuns a todos os seres humanos. Tão ou mais antigos que o catolicismo, os 7 pecados capitais foram reconhecidos pela Igreja Católica por volta do século VI.
Os sete pecados capitais são quase tão antigos quanto o cristianismo. Mas eles só foram formalizados no século 6, quando o papa Gregório Magno, tomando por base as Epístolas de São Paulo, definiu como sendo sete os principais vícios de conduta: gula, luxúria, avareza, ira, soberba, preguiça e inveja.
São eles: avareza, gula, inveja, ira, luxúria, preguiça e soberba.
A enumeração rabínica, 613 mandamentos Segundo os Judeus, a Lei de Deus dada e promulgada sobre o monte Sinai através de Moisés é Una, Eterna e Imutável. Constitui-se na expressão perfeita e invariável da vontade de Deus. Os "Dez Mandamentos" são a síntese da Torá.
Moisés
A fórmula de catequese dos Dez Mandamentos proposta pelo Compêndio do Catecismo da Igreja Católica é o seguinte: