Saiba como elaborar um lindo projeto de iluminação para casa
7 dicas de iluminação para a sala de estar e de TV
Luz branca: proporciona uma situação de atenção, de foco, melhor visibilidade, deixa o ambiente sempre mais em alerta. Indicada para cozinha e áreas de escritório. Luz amarela: com um toque dourado, traz um aconchego, como se fosse um descanço para os olhos. Indicada para quarto e sala de casa.
Na sala de estar diversas luminárias podem ser dimensionadas e posicionadas de acordo com o layout do ambiente. Para a iluminação geral do local, o indicado é utilizar uma luz difusa que espalha e suaviza a intensidade por todo o ambiente. Trata-se de uma luz mais confortável, ideal para ambientes de maior permanência.
De acordo com a norma NBR 5413 5.
lâmpada fluorescente compacta
5 dicas para acertar na iluminação da cozinha
Um lustre único no centro da mesa: indicado para aquelas com até 6 lugares. Nesse caso, o tamanho ideal é metade da largura ou do diâmetro da mesa (exemplo: 1 m de largura, pendente com 50 cm). A proporção é a mesma para uma única peça com mais lâmpadas.
A regra nesse caso é bem simples. Para mesas retangulares, lustres retangulares devem medir no máximo metade do comprimento da mesa. Se o lustre for redondo, seu diâmetro deve ser 1/3 do comprimento. Se sua mesa for muito comprida, com seis cadeiras ou mais, a dica é usar de dois a três pendentes.
Aplique de 5 a 7 centímetros de comprimento de lustre por metro de altura de parede. Por exemplo, uma sala de jantar com tetos de 3 metros de altura, 6 metros de largura e 6 metros de comprimento, pode acomodar um lustre de 75 centímetros de diâmetro e 50 a 75 centímetros de comprimento.
A medida mínima de 2,13 metros de distância do chão também funciona. 2) Se a peça ficar acima de uma mesa, a altura mínima é de 91 centímetros entre o tampo da mesa e o lustre.
Na sala de estar Entre a cúpula e o tampo da mesa de centro, deixe de 150 cm a 170 cm, para que a luminária não crie um bloqueio visual para que estiver sentado no sofá. Se a peça for instalada sobre mesinhas laterais, a distância diminui: entre 30 cm e 50 cm é o suficiente.
Mas fica a pergunta: qual a distância ideal entre um lustre / luminária pendente e a mesa? A resposta é simples: o mais ideal é que seja entre 70 - 90 cm do tampo da mesa. Assim, iluminam corretamente e ornam melhor com o ambiente ;-)
O tamanho ideal do lustre deve ser no máximo a metade do tamanho da mesa. Portanto, se a sua mesa de jantar tiver o tamanho de 1,8m, o lustre deve ter no máximo 90 cm de largura, pois dessa forma a peça vai se destacar no ambiente.
Lustres para sala de estar e jantar integradas: No caso de ambientes integrados, você precisa posicionar os lustres no centro da sala e o outro na mesa de jantar, porém, de modo que sejam proporcionais e que mantenha o ambiente bem iluminado. Se precisar, complemente com spots e plafons.
Assim como com as cadeiras, a seleção dos lustres depende do ambiente e do tipo da mesa. “Geralmente, mesas de vidro comportam lustres que tenham o foco da luz para cima para não ofuscar. Já mesas redondas e ovais ficam mais harmoniosas com luminárias que sigam a mesma forma”, explica Ellen.
Ambientes menores seguem a mesma regra: valorizar detalhes sem ser extravagante. Se o ambiente for muito reduzido, o uso de lustre é desaconselhado: é melhor preferir plafons ou embutidos, que garantem a iluminação geral sem serem agressivos.
Na primeira, há um lustre de cristal com 3 lâmpadas e cúpulas de diferentes tamanhos no formato redondo. Para que fique em sintonia, será preciso que na sala de TV tenha algo que faça uma conexão com o lustre, como por exemplo alguns objetos decorativos do mesmo material.
Se o pendente vai ser colocado em cima da mesa de jantar, a altura ideal seria ele estar entre 60 e 70 cm da mesa. Mas existem várias exceções! Uma boa dica é acompanhar a instalação do elemento e ir subindo e descendo o fio de acordo com o seu gosto, uma vez que ele costuma ficar na altura dos olhos.