3 maneiras lúdicas de ensinar as crianças a reciclar
Você também pode ajudar o meio ambiente fazendo a coleta de lixo seletiva em sua casa. Coloque todo o material que pode ser reciclado (plástico, papel, vidro e metal) em uma caixa ou sacola, deixando o lixo úmido separado. Quando a caixa ou sacola estiver cheia, entregue a algum catador, ou em algum posto de coleta.
Dentre as muitas razões do porque reciclar, as mais importantes são economia e prevenção. Seu processo ajuda a diminuir o desperdício de energia, água, a contaminação do solo e lençóis freáticos, além de ajudar a proteger recursos minerais importantes para manutenção do ecossistema e a vida humana.
Como você pode colaborar com a reciclagem de lixo
Os materiais mais reciclados no Brasil
Ouvimos sempre o quanto é importante reciclar materiais. Mas muitas vezes o que pode ser reciclado não fica muito claro. ... O que recicla - Papéis de escritório, papelão, caixas em geral, jornais, revistas, livros, listas telefônicas, cadernos, papel cartão, cartolinas, embalagens longa-vida, listas telefônicas, livros.
Jornais, revistas, correspondências, envelopes. Papéis de embrulho em geral, papel de seda, sacolas e sacos de papel, embalagem longa vida. Papelão, cartolinas, embalagem de ovo. Papel kraft, papel heliográfico, papel filtrante, papel de desenho.
Segundo estimativa da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), cada brasileiro produz, em média, 387 kg de lixo por ano. De todo resíduo produzido, apenas 3% é efetivamente reciclado.
São latinhas, garrafas pet, papéis, papelão, vidros, entre outros objetos. No mercado, o quilo do lixo reciclável varia de R$ 0,12, no caso do papel, até R$ 3,20, no caso das latinhas.
Mesmo reciclado, o papel só pode ser reaproveitado cerca de sete vezes. A reciclagem evita o plantio e o corte excessivo de árvores para produção.
Cada pessoa produz em média de 800 gramas a 1 kg de lixo por dia, ou de 4 a 6 litros. Isto significa que em São Paulo são geradas aproximadamente 15.
Sete bilhões de seres humanos produzem anualmente 1,4 bilhão de toneladas de resíduos sólidos urbanos (RSU) — uma média de 1,2 kg por dia per capita. Quase a metade desse total é gerada por menos de 30 países, os mais desenvolvidos do mundo.
Com base na projeção baseada em dados do último censo disponível, pode-se calcular a quantidade média do lixo gerado por uma pessoa por dia. Este índice deve ser determinado com certo rigor técnico, pois pode variar entre 0,35 a 1,00kg por pessoa por dia.
Quanto lixo produzimos por dia? Estimativas indicam que, diariamente, cada pessoa produz em média 1Kg de lixo em nosso país. Se contabilizarmos a produção nacional, este número chega à impressionante marca de 240 mil toneladas por dia.
1,1 kg
O mesmo relatório da Abrelpe revela que 59,5% (118,631 toneladas) do lixo produzido no país por dia acaba em aterros sanitários; 23% (45,830 toneladas) vão para os aterros controlados e 17,5% (34,850 toneladas) se destinam aos lixões – que devem ser extintos até 2021, de acordo com a Política Nacional de Resíduos ...
Comparando com os países da América Latina, o Brasil é o campeão de geração de lixo, representando 40% do total gerado na região (541 mil toneladas/dia, segundo a ONU Meio Ambiente).