De acordo com o (RCNEI[2], 1998), o espaço físico destinado às atividades de leitura deve ser: "[...] aconchegante, com almofadas iluminação adequada e livros, revistas etc. organizados de modo a garantir o livre acesso às crianças.
É um espaço onde as crianças podem escolher um livro e ler ali mesmo, sentado em um dos pufes ou em uma das três mesas disponíveis e apreciar uma boa leitura.
Se possível, é interessante investir em luz natural e em luminárias específicas para os locais destinados a leitura. Mobília: outro ponto importante para tornar o espaço da biblioteca escolar mais atrativo são as mobílias do local. Utilizar as mesmas carteiras da sala de aula nem sempre é a melhor alternativa.
A organização do acervo da biblioteca é um desafio diário e algumas dicas podem facilitar este processo.
No Brasil, a maioria delas é organizada de acordo com o Sistema Decimal de Dewey. Criado pelo bibliotecário norte-americano Melvil Dewey em 1876, ele utiliza três dígitos principais para classificar o tema de cada livro. ... Os padrões Dewey e Cutter são universais, mas as bibliotecas os aplicam de maneira independente.
Para catalogar livros, por exemplo, é necessário que o bibliotecário registre os dados do título, autor(es), tradutor(es), número da edição, editor, local, data de publicação, número de páginas e ISBN da obra. Atualmente, o código mais utilizado no Brasil é o AACR2 (Código de Catalogação Anglo-Americano, 2ª.
O acervo da Biblioteca Nacional está dividido em: Cartografia, Iconografia, Manuscritos, Música e Arquivos Sonoros, Obras Gerais, Obras Raras, Periódicos, Obras de Referência e Coleções.
Conjunto de bens pertencentes a algo ou alguém (ex.: o acervo museológico inclui centenas de documentos históricos).
- o arquivo é órgão receptor (recolhe naturalmente o que produz a administração pública ou privada à qual serve) e em seu acervo os conjuntos documentais estão reunidos segundo sua origem e função, isto é, suas divisões correspondem ao organograma da respectiva administração; os objetivos primários do arquivo são ...
Esse termo significa que o seu processo não passou pela mão do juiz mas que já está no acervo digital do sistema jurídico, atualmente muitos processos passam por isso.
Significa que os autos do processo estão em mãos do relator para que este faça o parecer do caso da pessoa em questão para apresentar aos demais membros do Tribunal. Os demais membros da Turma do Tribunal poderão acatar ou não a conclusão do relator do processo. Ou acatar parcialmente.