Pode-se deitar na cama ou sofá e colocar uma almofada alta por baixo do pé, por exemplo. Aplicar uma compressa de gelo ou de ervilhas congeladas na área afetada, deixando atuar durante 15 minutos. É importante colocar uma toalha fininha ou uma fralda entre a pele e a compressa para evitar que o frio queime a pele.
Sintomas de entorse de tornozelo
São exemplo de movimentos anormais a torção do pé (torcer o pé), rotações e rolamentos do pé. Este movimento pode levar os ligamentos a estirarem (fazer uma distensão ou esticar para além do normal, criando problemas na sua função) ou mesmo, nos casos mais graves, a romper (rasgar).
Sintomas
Os ligamentos da articulação do tornozelo podem sofrer uma distensão ou mesmo uma ruptura em consequência de uma torção do pé, com ou sem aplicação de força externa. Tais lesões ocorrem frequentemente durante as atividades esportivas, sendo as lesões agudas do tornozelo as mais frequentes nesse caso.
As lesões dos ligamentos são chamadas de "estiramentos", e são classificadas conforme uma escala de gravidade. Distensões de grau 1. Em um estiramento de grau 1, o ligamento é levemente danificado. Ele foi levemente estirado, mas ainda consegue manter a articulação do joelho estável.
O tratamento para distensão muscular, que consiste na ruptura do tendão que liga o músculo ao osso, ou muito próxima do tendão, pode ser feito através da aplicação de gelo nas primeiras 48 horas após a lesão e o repouso, podendo ser necessário o uso de talas ou muletas, por exemplo.
O tratamento é feito com repouso da região afetada, uso de medicamentos anti-inflamatórios como Cataflan em forma de pomada e/ou Ibuprofeno em forma de comprimido, que devem ser tomados sob orientação médica, sendo indicado também o uso de compressas frias ou com gelo de 3 a 4 vezes por dia até 48 horas e sessões de ...
As seguintes medidas são essenciais para o tratamento das distensões musculares: aplicação de gelo no local da lesão, compressão da área para evitar inchaço, repouso, elevação do membro em que ocorreu o ferimento, uso de analgésicos e dos anti-inflamatórios vendidos sem necessidade de receita médica.