Têmpera é um processo de tratamento térmico de aços para aumentar a dureza e a resistência dos mesmos. A têmpera tem duas etapas: aquecimento e esfriamento rápido. O aquecimento tem como objetivo obter a organização dos cristais do metal, numa fase chamada austenitização.
Na têmpera as peças de aço são aquecidas em fornos a altas temperaturas, cerca de 800ºC até que a temperatura seja homogênea sobre toda a peça. Logo após resfria-se rapidamente em água, óleo ou jatos de ar. Como resultados o aumento da dureza do aço e aumento na resistência à tração, bem como redução de tenacidade.
Na verdade, você tem três possibilidades para melhorar a resistência mecânica de qualquer metal: Processos de fabricação por conformação mecânica, como prensagem e laminação. 25. O que usar para melhorar? Outro é o tratamento térmico, ou seja, submetê-lo a aquecimento e resfriamento sob condições controladas.
O tratamento térmico de Têmpera compreende as seguintes etapas:
A cementação é um tratamento termico em que se promove enriquecimento com carbono da superficie de um aço de baixo carbono. O objetivo é que a dureza após a têmpera e revenimento, esta camada apresente uma dureza mais elevada do que a do núcleo.
Método e aplicação
A nitretação é um processo de cementação no qual o nitrogênio é introduzido na superfície de uma liga ferrosa, como o aço, mantendo o metal a uma temperatura inferior àquela em que a estrutura cristalina começa a se transformar em austenita no aquecimento (Ac1), conforme definido pelo diagrama de fase ferro-carbono ( ...
Entre os diferentes meios de nitretação, se encontram os mais usuais na indústria a nitretação gasosa, líquida (em banho de sais) e a plasma (iônica). Cada tipo de nitretação deve ser escolhida de acordo com a peça que será nitretada, qualidade da nitretação e custo total do produto.
Se necessário, o alívio de tensões pode ser realizado em um forno com gás protetor para proteger as superfícies contra oxidação. ... A temperatura para o alívio de tensões em peças de cobre está, dependendo da liga, entre 150ºC e 275°C e entre 250ºC e 500°C para componentes de latão.
O alívio de tensões consiste em um procedimento que tem como principal função a obtenção de uma espécie de “rearranjo” em discrepâncias causadas por processos em que o aço tenha sido utilizado anteriormente.
Tensões residuais são aquelas presentes num material ou componente estrutural, na ausência de cargas externas ou variações de temperatura. Tensões residuais são introduzidas no material como resultado de processos como soldagem que podem produzir deformação nas proximidades da superfície do material.
É o tratamento térmico realizado com o fim de alcançar um ou vários dos seguintes objetivos: remover tensões devidas aos tratamentos mecânicos a frio ou a quente, diminuir a dureza para melhorar a usinabilidade do aço, alterar as propriedades mecânicas como resistência, ductilidade, etc., modificar características ...
Em geral, o principal objetivo do tratamento térmico de recozimento é o de amaciar o aço, regenerar estruturas de aço superaquecido ou apenas remover as tensões internas..
O recozimento é um tratamento térmico que tem por finalidade eliminar a dureza de uma peça temperada ou normalizar materiais com tensões internas resultantes do forjamento, da laminação, da trefilação.
O recozimento isotérmico é um processo caracterizado por uma austenitização, onde a matriz existente possui sua estrutura transformada para uma estrutura austenítica, por meio de aquecimento.
A diferença entre recozimento e revenimento O recozimento é um processo de tratamento térmico preparatório comumente usado na produção. ... O recozimento pode ser usado como tratamento térmico final para peças com baixo desempenho e pouca importância, bem como algumas peças fundidas e soldagens comuns.