Nesses seis primeiros meses a cicatriz fica mais avermelhada e por vezes mais espessa e após o período inicial essa atividade vai diminuindo e começa a clarear. Durante esse tempo a proteção solar se faz necessária, pois os raios UV tendem a fixar a coloração e, consequentemente, a cicatriz não clareia como deveria.
Uma cicatriz de boa qualidade é plana, fina e com coloração semelhante ao restante da pele.
Queimadura de terceiro grau É o mais profundo e o mais grave nível de queimadura. Caracteriza-se pelo aparecimento de morte do tecido (necrose), pela cor esbranquiçada da pele e pela ausência de dor. A área queimada perde a sensibilidade ao tato. ?
A cicatriz hipertrófica, assim como o quelóide, pode também desenvolver-se a partir de feridas cutâneas provocada por espinha (acne), vacina, picada de inseto, uso de brinco ou piercing, tatuagem ou outros processos inflamatórios da pele.
A cicatriz hipertrófica (figura 1), tem uma aparência elevada na pele, entretanto, não ultrapassa as margens da cicatriz. Esse tipo de cicatriz surge devido a produção aumentada e desorganizada de colágeno cicatricial.
A diferença é que a queloide costuma ultrapassar o limite do trauma e criar pele além de onde foi o ferimento. Já a cicatriz hipertrófica fica nos limites da ferida, podendo até regredir posteriormente. Diferente da cicatriz hipertrófica, a queloide pode incomodar e crescer ainda durante alguns anos.
A cicatriz hipertrófica pode reaparecer e para tentar evitar tal possibilidade , pode/se usar curativos com silicone , Contratubex, infiltrações de corticóide, como nos quelóides.
4 melhores tratamento para cicatriz queloide
Quelóide é um crescimento em excesso do tecido de cicatrização no local de um ferimento já curado. Os queloides são constituídos por lesões salientes, avermelhadas, rosadas ou escuras e podem ocorrer em qualquer área de traumatismo na pele.