Sintomas de infecção no útero Sangramento vaginal fora do período menstrual; Dor durante a relação sexual ou logo depois; Dor na barriga, com sensação de pressão; Febre.
A inflamação no útero corresponde à irritação dos tecidos uterinos que acontece principalmente devido a infecção por microrganismos como Candida sp., Chlamydia sp. ou Neisseria gonorrhoeae, mas também pode ser devido a alergia a produtos, alteração do pH por falta ou excesso de higiene ou ferimentos na região.
De modo geral, 6 semanas é tempo suficiente para que o útero volte ao tamanho e peso normais. No primeiro dia pós-parto ele já se encontra na cicatriz umbilical e após 10 dias ele está na sínfise púbica ( ao nível do osso púbico, logo acima dos pelos pubianos).
A cesariana tem um tempo médio de recuperação de 060dias. Sendo que a recuperaçõa também fica a depender dos fios utilizados no procedimentos que variam a força de tensão entre 30 - 90dias, que ficam a critério da experiência e rotina de cada cirurgião e hospital.
A recuperação pós-cesárea não é fácil, pois é uma cirurgia de grande porte e o corpo precisará de em média 6 meses para se recompor totalmente.
No caso da cesárea, a sensação de inchaço costuma ser ainda mais frequente, já que a recuperação é um pouco mais lenta e o tempo de repouso é maior. Mas não há motivos para preocupação: depois de uma semana, o corpo começa a voltar ao normal. Massagens, drenagens linfáticas e meias elásticas podem ajudar a desinchar.
O inchaço é muito comum devido ao rompimento de vasos linfáticos durante a cesariana. Você deve observar se o lado esquerdo da cicatriz está mais profundo. Não utilize aparelhos e nem massagens fortes e/ou doloridas, pois poderá agravar o caso.
A hidrolipo atual é feita pelo seguinte método: o médico aplica injeções de soro fisiologico na região a ser tratada, e em seguida aplica uma ultra som. O soro faz com que as células de gordura fiquem inchadas, tal como uma bexiga cheia de água.
Dessa forma, é normal e esperado que haja algum grau de vermelhidão, dor, desconforto e inchaço local. Em um período inicial forma-se um tecido cicatricial mais rígido, fibroso, com consistência mais endurecida. Com o tempo de maturação da cicatriz, esse endurecimento vai se desfazendo.
Geralmente depois de um procedimento cirúrgico a pele fica mais sensível. Cicatriz vai se formando lentamente e causa uma ardência ou prurido no local. O mais importante é avaliar se não esta com características de inflamação, como vermelhidão, secreção pelos pontos e edema no local.
O seroma é uma complicação que pode surgir após qualquer cirurgia, sendo caracterizada pelo acúmulo de líquido abaixo da pele, próximo à cicatriz cirúrgica.
Caso tenha sido utilizado pontos inabsorvíveis e alguns pontos não forem retirados, fique tranquila. A presença deles não provocará nenhuma infecção. Eventualmente o seu organismo poderá expulsar esses pontos e periodicamente você terá que ir ao médico retirar esses pontos que apontarem.
TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;) Os sinais de que a cicatrização não está indo bem são sangramento, secreção amarelada, inchaço com calor local e vermelhidão excessiva. Se você notar algum deles, já pode ir ao médico para que ele avalie.
"O uso da cinta pode proporcionar uma sensação de maior segurança, principalmente após uma cesariana, quando é muito comum o receio em relação aos pontos da cirurgia."
A mais indicada para pós cesárea é o modelo calcinha, desses que pegam até abaixo do seio e tem um zíper lateral para ajudar a fechar. Compre a cinta um ou 2 tamanhos maiores do que usava antes de engravidar, isso é porque não pode comprimir demais os músculos abdominais.
Caso a mãe queira utilizá-la, o obstetra indica que isso seja feito apenas 72 horas após o parto. “O ideal é que se use o mínimo possível, de seis a oito horas diárias – e não mais do que 20 dias depois do parto”, orienta.
As calças legging ou jeans com cós em elástico costumam funcionar bem, bem como batas e vestidos soltinhos. O ideal é que as roupas sejam confortáveis, sem elásticos ou botões que marquem a pele.