Há várias opções de meios para urocultura. Classicamente, os meios recomendados são o Ágar Sangue e um meio seletivo para bacilos Gram- negativos. Embora possa ser usado o Ágar Eosina Azul de Metileno ou mais comumente o Ágar MacConkey.
Como é feita a coprocultura. Para fazer a coprocultura é recomendado que a pessoa colete as fezes, não devendo ser coletada as fezes que tiverem entrado em contato com a urina ou com o vaso.
É o exame que pesquisa a presença de fungos por meio da análise de minúsculos fragmentos retirados da pele, dos cabelos ou das unhas.
A dieta realizada nos 3 dias deve incluir nas refeições principais (almoço e jantar) carne, batata e feijão e nas outras refeições (café da manhã, lanche da tarde), manteiga e leite. Coletar fezes no frasco fornecido pelo laboratório. A amostra coletada deve ser enviada imediatamente ao laboratório.
Material: Swab ou fezes frescas. Comentários: A coprocultura auxilia o clínico no diagnóstico da etiologia de diarréias bacterianas, por meio do isolamento de patógenos entéricos. As gastroenterites podem ser causadas por bactérias, vírus ou parasitos.
Como é feito o antibiograma Para realizar o antibiograma, o médico irá solicitar a coleta do material biológico como sangue, urina, saliva, catarro, fezes ou células do órgão contaminado por microrganismos.
Através do exame parasitológico é possível fazer a pesquisa de cistos ou ovos de parasitas, sendo útil para identificar vermes intestinais. Neste caso não se pode usar laxantes ou supositório antes de coletar as fezes, e o recipiente deve ser mantido na geladeira.
O meios de escolha são preferencialmente meios seletivos e diferenciais, como por exemplo agar Mac Conkey, agar XLD ou agar SS. O agar XLD é recomendado tanto para o isolamento de Salmonella spp. quanto de Shigella spp., o diferenciando do agar SS que pode inibir algumas espécies de Shigella spp.
Utilizar SEMPRE o swab com meio de transporte Carry Blair. -Coletar as fezes em um recipiente limpo e seco, fornecido pelo laboratório. -Retirar o swab da embalagem, passar o lado que contém o algodão nas fezes (de preferência nas partes da amostra contendo muco, sangue ou pus, quando presentes).
Os meios de cultura em placas devem ser escolhidos de acordo com o grau de seletividade, devendo ser usado um tipo mais seletivo e um tipo menos seletivo, pelo menos (exemplos: ágar EMB + ágar Hektoen; ágar Mac Conkey + ágar XLD). 4. Ágar EMB, ágar Mac Conkey, ágar XLD, ágar Hektoen, ágar SS. 5.
Protoparasitológico. Este tipo de exame de fezes é feito para pesquisa de helmintos e protozoários nas fezes. O paciente deve evacuar em um recipiente limpo e seco e transferir uma porção das fezes que acabou de liberar para o frasco coletor, tomando cuidado para não ultrapassar a metade do deste.
Quais são os tipos de exame de fezes?
Que doenças ele detecta? O exame de fezes é classicamente associado à detecção de parasitas nas fezes. De fato, essa é uma de suas indicações: pelo exame de fezes é possível identificar vermes e outros parasitas, e até mesmo bactérias que se proliferam no trato gastrointestinal gerando infecções digestivas.
A partir de uma amostra de fezes é efetivado o exame parasitológico de fezes (EPF) que procura detectar a presença de elementos que advertem a existência de vermes no intestino, assim como a capacidade de determinar o seu tipo.
O que é Parasitológico de Fezes – Três Amostras? O exame parasitológico de fezes serve para identificar parasitos nas fezes. Ele consiste em vários métodos de análise das fezes, que permitem isolar ovos, larvas e cistos de diversos parasitas.
Coletar 3 amostras, podendo ser em dias consecutivos ou alternados; Não há necessidade de manutenção sob refrigeração, pois o frasco de coleta já possui o líquido conservante, que preserva o material; e. Após a primeira coleta, colher as outras amostras no prazo máximo de 7 dias.
A coleta é feita da mesma forma que no exame parasitológico simples, entretanto, o paciente deverá ser instruído a coletar em dias alternados cada amostra de fezes, com pelo menos um dia de intervalo para coleta de cada amostra.
Colocar 01 medida de fezes com a “pazinha” no interior do tubo; Deixar em local fresco e não precisa guardar na geladeira; Se tiver 2 ou 3 amostras, fazer as próximas coletas da mesma forma, respeitando os intervalos de dias; Quando completar as coletas, entregar os coletores no laboratório.
- Fezes no MIF de 3 a 5 dias ou conforme orientação médica. - Aproximadamente metade do frasco de fezes (frasco próprio). para evitar a contaminação do material.
O exame parasitológico (EPF) é um tipo de análise laboratorial usada para investigar se há parasitas no intestino do paciente.
Coletar fezes no frasco fornecido pelo laboratório. A amostra coletada durante o dia deve ser logo enviada ao laboratório. Caso a amostra seja coletada a noite, colocar o frasco na geladeira e levar ao laboratório no outro dia às 07:00 horas. CADA AMOSTRA COLETADA DEVE SER ENVIADA AO LABORATÓRIO.
A quantidade varia de acordo com o exame e o laboratório. Na maioria dos casos a recomendação é o correspondente a aproximadamente uma colher de chá até duas colheres de sopa, mas sem ultrapassar a metade do recipiente.
A amostra pode ser obtida de qualquer evacuação; Para a obtenção da amostra, colete as fezes inicialmente em um recipiente limpo e seco.
Por ser um exame relativamente rápido, o exame parasitológico de fezes é o mais utilizado para o diagnóstico de infestação por helmintos (vermes) e protozoários nas fezes.