O engasgo ocorre quando a traquéia é bloqueada por líquidos, alimentos ou qualquer tipo de objeto. Dessa forma, quando a epiglote falha por qualquer motivo, o alimento ou o líquido é extraviado e segue pela laringe impedindo o ar de chegar até os pulmões. ...
- A vítima leva as mãos à garganta; - Não consegue falar; - Ausência de tosse e ruídos ventilatórios; - Cianose.
O que fazer em caso de engasgo. Na maior parte das vezes, o engasgamento é leve e, por isso, nesses casos é aconselhado: Pedir para a pessoa tossir 5 vezes com força; Bater 5 vezes no meio das costas, mantendo a mão aberta e num movimento rápido de baixo para cima.
O engasgamento frequente, com saliva ou até mesmo com a água, é uma condição conhecida como disfagia, que acontece quando surge relaxamento, enfraquecimento e descoordenação dos músculos utilizados para engolir.
O que NÃO fazer ao ver seu filho engasgar
O engasgo constante, no entanto, pode ser um sintoma de condições gastrointestinais, pneumológicas ou neurológicas graves. A causa mais comum desses engasgos costuma ser uma lesão na mucosa da faringe , causada por um refluxo gastroesofágico constante devido a uma falha do esfíncter que liga o esôfago e o estômago .