indústria têxtil
O diesel possui hidrocarbonetos, pois também é um derivado do petróleo, e estes são mais pesados do que os que compõem a gasolina, por isso se acumulam no meio ambiente. Além disso, metais pesados altamente nocivos também fazem parte da composição do diesel.
O combustível que é mais poluente para atmosfera da terra é o diesel, de modo que sua combustão temos a maior liberação de gases que são nocivos a nossa camada de ozônio e a saúde humana, como os veículos que mais utilizam diesel temos os ônibus e caminhões, e esse estão presentes em larga escala principalmente em ...
27) Qual a alternativa apresenta uma correta relação dos combustíveis na sequência do menos poluente ao mais poluente? Gasolina, Diesel, Gás Natural Veícular (GNV).
Os ônibus, municipais e rodoviários, são responsáveis por 24% e as motos correspondem aos 3% restantes (dados disponíveis no inventário de emissões de São Paulo).
Efeitos da poluição do ar na saúde humana
Dentre os principais poluentes do ar, podemos citar a fumaça, partículas inaláveis, dióxido de enxofre, ozônio, dióxido de nitrogênio e monóxido de carbono.
Os veículos automotores representam a principal fonte de poluição do ar, respondendo por cerca de 90% da emissão de monóxido de carbono, hidrocarbonetos e óxidos de nitrogênio, e por cerca de 60% das emis- sões de óxidos de enxofre e 50% das emissões de partículas (exposição de moti- vos do Decreto Estadual nº 40.
Já a combustão incompleta, quando não há oxigênio suficiente para consumir todo o combustível, gera poluição dos carros. Ela pode ter como produto monóxido de carbono (CO), carbono elementar (C) - a fuligem (fumaça escura, formada de minúsculas partículas sólidas de carvão) - aldeídos e materiais particulados.
Dos fenômenos abaixo, o principal causador da corrosão em um veículo é A neve. A geada.
Apesar de bastante eficiente, a intensa utilização do óleo diesel desencadeia vários problemas ambientais. A queima desse combustível libera gases poluentes na atmosfera, com destaque para o monóxido de carbono, óxido de nitrogênio, enxofre, entre outros; esse fato contribui para o processo de aquecimento global.
O óleo diesel, de forma geral, tem grandes aplicações nos setores rodoviário (quando utilizado em carros, ônibus, furgões e caminhões) e industrial (quando utilizado em geradores elétricos ou para manter o aquecimento em caldeiras). Vale ressaltar que pequenas embarcações também fazem uso desse combustível.
Mais habituais nos motores a gasolina que nos Diesel, o monóxido de carbono ou o dióxido de enxofre são produzidos quando a combustão não se completa, por excesso de combustível ou pela falta de oxigénio na mistura. A exposição excessiva a estes elementos pode levar ao envenenamento.
Confira as desvantagens do diesel: Maior custo de aquisição: os carros a diesel são mais caros por causa do nível de tecnologia utilizado; Maior vibração: carros a diesel vibram mais, mas já existem medidas para atenuar esta característica, como através de calibragens especiais e materiais abafadores e isolantes.
Conversamos com Mário Massagardi, diretor da SAE Brasil, para esclarecer as vantagens e desvantagens do diesel.
Durabilidade. O que não mudou nos carros a diesel foi a durabilidade dos motores. “Hoje, um motor a combustão bem cuidado chega a 250 mil km e o diesel passa dos 400 mil km facilmente, se for bem cuidado”, afirma Anderson.
Elas duram pouco, em média 20.
Diziam que um motor desses faz mais de 500.
Faz 9.
R$ 8.
A troca deve ser feita entre 90.
190 km/h