No homem, as gónadas são os testículos, enquanto que nas mulheres são representadas pelos ovários. Em ambos os sexos, estes órgãos desempenham uma dupla função: a produção de células reprodutoras e a secreção endócrina de hormonas sexuais.
As gônadas femininas estão localizadas nos ovários, enquanto as masculinas localizam-se nos testículos. ... Além da sua função reprodutiva, as gônadas são também glândulas do sistema endócrino, responsáveis pela produção de hormônios sexuais.
A produção desses hormônios ocorre devido a estímulos emitidos pelo hipotálamo (região do cérebro com função reguladora de processos metabólicos), liberando fatores hormonais gonadotróficos, com ação na hipófise (glândula do sistema nervoso) que libera FSH (hormônio folículo estimulante) e LH (hormônio luteinizante), ...
Os ovários são órgãos em formato de amêndoas que possuem cerca de 3 cm de comprimento, 1,5 cm de largura e 1 cm de espessura. Eles estão localizados na porção superior da cavidade pélvica, um em cada lado do útero.
Os folículos são classificados em primordiais, primários (unilamelar), secundários (multilamelares ou em crescimento) e maduros (de De Graaf). Enquanto os folículos ovarianos se diferenciam (primordiais, primários, secundários), os ovócitos encontram-se na primeira divisão meiótica; constituem os ovócitos primários.
Os folículos atrésicos, portanto, correspondem a folículos em qualquer estágio (I, II ou III) em processo de degeneração. A ovulação consiste na liberação do ovócito a partir da ruptura da parede do folículo maduro.
A luteólise ou regressão do corpo lúteo (CL) é caracterizada pelo declínio inicial da secreção de progesterona (luteólise funcional) seguido pela mudança da estrutura celular do espaço físico que compreendia o CL (luteólise estrutural).
O corpo-lúteo forma-se em todos os ciclos menstruais, com o rompimento do folículo ovárico para liberar o ovócito maduro na ovulação. Permanece produzindo hormônios no ovário e caso não ocorra gravidez dura cerca de 14 dias (fase lútea) até começar a degenerar.
A reorganização do folículo ovulado e o desenvolvimento do corpo lúteo resultam de estímulos pelo hormônio luteinizante (LH) liberado antes da ovulação.