bacia do Rio Paraná
Assim, o relevo da Região Sul do Brasil é inclinado para o interior e a maioria dos rios — que é de planalto — segue no sentido leste-oeste. Esses rios são concentrados em duas grandes bacias hidrográficas: a bacia do rio Paraná e a bacia do rio Uruguai, ambas as subdivisões que fazem parte da Bacia Platina.
A vegetação da região Sul é variada, com matas de araucária (pinhais) nos planaltos, e os campos nos pampas. ... Na região do litoral se destacam a vegetação de mangues, praias e restingas.
A partir dos engenhos de cana-de-açúcar, que se localizavam principalmente no litoral nordestino, foi possível aos colonos que aqui habitavam conquistar o sertão da colônia e iniciar o povoamento dessa região. A pecuária desenvolveu-se inicialmente em torno dos engenhos de cana-de-açúcar.
Como essa região ainda não ingressou em um processo de mecanização e modernização efetiva do campo, a pecuária é desenvolvida de forma tradicional ou extensiva, isso quer dizer que os animais são criados em extensas áreas, no caso dos latifúndios, sem maiores cuidados e se alimentam quase sempre de pastagens nativas e ...
A pobreza da região tem como resultado uma estrutura latifundiária inadequada, assim como se apresentam deficientes o sistema de crédito agrícola, a comercialização, a assistência técnica, e o sistema educacional, somados à ocorrência periódica de seca, entre outros prejuízos (Drumond et al., 2000).
A pecuária é desenvolvida em áreas rurais e consiste na criação de animais com o objetivo de comercializá-los. ... É uma atividade econômica desenvolvida em áreas rurais que consiste na criação de animais (como o gado) com o objetivo de comercializá-los, suprindo assim as necessidades da família do criador.
Ao contrário do uso da mão de obra escrava predominante na monocultura da cana, a pecuária colonial, geralmente, empregava trabalhadores livres, com o pagamento sendo feito com os filhotes, o que permitia a mobilidade social, com o vaqueiro se tornando dono do próprio rebanho.
As áreas onde ocorreu a expansão da pecuária atualmente são as da região centro-oeste do Brasil, além é claro, da região Sul, principalmente o Rio Grande do Sul, com longa tradição pecuária.
Em resumo, a pecuária de corte brasileira desenvolveu-se por meio da expansão da fronteira agrícola (que ocorre através do desmatamento em regiões desprovidas de infraestrutura) e pela utilização de terras esgotadas pela agricultura.
Desde o século XVII meados do século XVIII a pecuária ocupou diversas regiões do interior do Nordeste, tendo como centros de irradiação as capitanias da Bahia, onde o gado ocupou terras do "sertão de dentro" e de Pernambuco, ocupando as terras do "sertão de fora", sempre através dos rios, ao longo dos quais ...
Resposta: Explicação: Com a expansão das lavouras de cana-de-açúcar ao redor dos engenhos, era necessário encontrar pastagens cada vez mais distantes para a criação de gado. ... Ao longo do vale desse rio foram criados currais e fazendas perto de áreas de pastagens.