Xeque: Quando o rei é diretamente ameaçado, diz-se que está em xeque; se não tiver defesa, é xeque-mate e final de partida. Notação: Se uma jogada deixou o rei do oponente em xeque, costuma-se adicionar um "+" à descrição do lance. Se for um xeque-mate pode-se usar "++" ou "#".
Empate
substantivo masculino Lance que põe fim a uma partida de xadrez, ocorre no momento em que o rei sofre um ataque do adversário e não se pode mover para as casas adjacentes nem ser defendido por outras peças; mate: a partida durou pouco tempo, o xeque-mate foi dado em menos de dez lances.
O xadrez exercita e melhora a memória, bem como a capacidade de concentração e o pensamento crítico. Este jogo de tabuleiro ajuda igualmente à socialização, favorecendo a integração de crianças e jovens em ambientes escolares. O xadrez também ensina aos mais jovens que as regras devem ser respeitadas.
Ajuda a prevenir a doença de Alzheimer Um estudo recente publicado no The New England Journal of Medicine mostrou que pessoas que se envolvem em atividades de alongamento do cérebro, como xadrez, têm menor probabilidade de desenvolver demência do que seus colegas que não praticam jogos de tabuleiro.
Além de estimular o desenvolvimento do raciocínio lógico, o xadrez no contexto escolar auxilia o aluno no exercício da paciência, tolerância, autocontrole e perseverança. Por meio do xadrez também é possível trabalhar questões relacionadas a valores éticos e morais, como saber “ganhar ou perder”.
Os benefícios mentais de aprender a jogar xadrez
São inúmeras as vantagens da prática do xadrez, porém as mais verificadas são o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático, atenção e concentração, memória e a criatividade.
O xadrez é um jogo de mesa de natureza recreativa e competitiva para dois jogadores. É praticado sobre um tabuleiro quadrado e dividido em 64 casas, alternadamente brancas e pretas. De um lado ficam as 16 peças brancas e de outro um mesmo número de peças pretas. Cada jogador tem direito a um lance por vez.
Magnus Carlsen
O tabuleiro deve ser posicionado de tal maneira que a casa do canto inferior, à direita do jogador seja branca. As peças são distribuídas no tabuleiro de acordo com o desenho ao lado. Note que quando o tabuleiro possui indicação de letras e números as peças brancas devem iniciar do mesmo lado das letras.
No início do jogo, o tabuleiro deve ser colocado entre os dois jogadores, de tal forma que a casa à direita de cada um seja branca. As fileiras um e dois devem ser ocupadas pelas peças brancas; as pretas ocupam a sétima e a oitava fileiras.
O cavalo é uma peça menor do xadrez ocidental de um valor aproximado de três peões. Tem um movimento assemelhado a um "L" e, diferente das outras peças, pode pular as peças intervenientes. Captura tomando a casa ocupada pela peça adversária, sendo sempre no final do L.
Valor padrão
Regras gerais de movimentoEditar A peça removida é dita tomada ou capturada. O lance deve ser feito com uma só mão. Com exceção do cavalo, nenhuma peça pode realizar seu movimento se seu caminho estiver obstruído por outra peça (própria ou inimiga).