Incisivos— dentes frontais afiados em forma de cinzel (quatro superiores, quatro inferiores) para cortar os alimentos. Caninos— dentes com pontas agudas (cúspides) que rasgam os alimentos.. Pré-molares— dentes com duas pontas (cúspides) na superfície para esmagar e moer os alimentos.
Por isso, o melhor ao fazer quando dentes permanentes despontam entre os de leite é levar a criança ao consultório odontológico, onde ela passará por uma avaliação e terá acesso a um tratamento adequado.
Como é feito o tratamento Quando o dente não nasceu, mas se encontra presente na gengiva, o dentista pode optar por colocar um aparelho ortodôntico para tracionar os dentes, abrindo espaço para que o dente permanente consiga se posicionar e nascer.
Normalmente, após a queda o dente de leite, o dente permanente demora cerca de 1 mês para nascer. No entanto, se o dente de leite cair e o dente permanente não surgir mesmo após 1 ano pode ser necessário colocar uma contenção para manter o espaço necessário para o crescimento dos dentes permanentes.
Um tratamento ortodôntico normal dura em média entre 12 e 24 meses, contudo esse tempo pode variar devido a diversos fatores. Algumas das variáveis podem ser a gravidade da má oclusão, a necessidade de extrações, a idade do paciente, problemas hormonais, medicações e mecânica utilizada.
Segundo o profissional, um tratamento ortodôntico normal dura em média entre 12 e 24 meses. Mas esse tempo pode variar devido a diversos fatores.