Os agentes formadores do relevo são responsáveis por um processo contínuo e dinâmico na transformação morfológica, sendo classificados em agentes internos (tectonismo, abalos sísmicos e vulcanismo) e agentes externos (vento, chuvas, neve, alternâncias de temperatura, seres vivos, etc.).
O estudo dos solos como corpos naturais vem do conceito clássico de pedogênese, em que os solos resultam da interação entre cinco fatores de formação: clima, organismos, relevo, material de origem e tempo.
O clima é um dos fatores que influencia na origem e na evolução dos solos, além do material de origem (rocha), dos organismos, do relevo e do tempo. ... Como resultado do intemperismo, ocorre a formação de resíduos não-consolidados, que constituem o substrato pedogenético ou, do ponto de vista da Engenharia, o solo.
O solo é o resultado de um paciente trabalho da natureza. Partículas (minerais e orgânicas) vão sendo depositadas em camadas (horizontes) devido à ação da chuva, do vento, do calor, do frio e de organismos (fungos, bactérias, minhocas, formigas e cupins) que vão desgastando as rochas de forma lenta no relevo da terra.
O solo se forma pela decomposição de restos de animais e vegetais, pela decomposição das rochas, devido a ação dos ventos, das chuvas e do Sol. ... Com o aparecimento das plantas, este solo rico em minerais foi sendo ainda mais desagregado e sofreu a adição de materiais orgânicos provenientes das plantas e dos animais...
O solo, mais do que simplesmente a camada superficial da Terra, é conceituado como o substrato terrestre que contém matérias orgânicas e é capaz de sustentar plantas e vegetais sobre si em um ambiente aberto, sendo resultante do intemperismo e da decomposição das rochas.
Resposta: O solo se forma como resultado da fragmentação e alteração química das rochas, e do subsequente estabelecimento de microrganismos que colonizam os minerais, A composição com alguns elementos básicos, como a rocha, o ar, a água e a matéria orgânica.
Os tálus são formados pelo mesmo processo de transporte por gravidade, em encostas, que produz os coluviões, diferenciando-se pela presença ou predominância de blocos de rocha. Muitas vezes, a presença de tálus pode ser identificada pelo tipo de vegetação.