Segundo essa descrição, substâncias como analgésicos ou antiácidos são também consideradas drogas....Também chamadas de psicodislépticas, podem incluir drogas injetáveis, ingeríveis ou inaláveis, como:
A heroína normalmente é injetada, cheirada ou fumada. Causa grande dependência química. A heroína entra no cérebro rapidamente, mas causa lentidão no raciocínio e no tempo de reação dos usuários, prejudicando suas capacidades para tomar decisões.
As drogas podem ser ingeridas, fumadas, inaladas pelo nariz como pó (aspiradas) ou injetadas. Quando as drogas são injetadas, os efeitos podem ocorrer mais rapidamente, mais fortes, ou as duas coisas. (consulte também Uso e abuso de drogas).
Perturbadoras – também chamadas de alucinógenas, modificam a qualidade da atividade do cérebro, que passa a funcionar de forma anormal. Alteram a percepção e o pensamento e produzem alucinações e delírios. As principais são a maconha, o ecstasy e o LSD 25.
As drogas alucinógenas mais comuns são a maconha, o haxixe, o LSD, os cogumelos e o ecstasy. A maconha e o haxixe são usadas em forma de cigarro (também pode ser cheirada ou ingerida). Seu efeito dura entre uma e seis horas. Inicialmente, o usuário tem a sensação de maior consciência e desinibição.
As principais doenças associadas ao consumo de drogas lícitas e ilícitas são: