Verdade - Bondade - Necessidade, existentes no texto. Conta-se que a ideia das três peneiras foi atribuída a Sócrates, filósofo ateniense, que se pautava a sua vida sob três pilares: VERDADE, BONDADE e NECESSIDADE.
Resposta. A peneira da verdade filtra as fofocas e boatos, para isto checamos e pesquisamos referências. A peneira da bondade filtra as maledicências, isto implica na ética em não espalha-lhas causando pânico e desconfortos. A peneira da utilidade filtra as zombarias inúteis e irrespensáveis.
Sócrates foi um grande filosofo da Grécia Antiga, nascendo em Atenas, teve como discípulo Platão, outro grande pensador da época. No texto das "Três Peneiras" ele quis ensinar sobre a necessidade de repensar sobre certas ações, nunca mentir, passar para outras pessoas o conhecimento adquirido.
Este foi um termo desenvolvido por Sócrates que apresentava 3 tipos, sendo a verdade, a bondade e a necessidade. A primeira dialoga com a essência verdadeira das coisas, como o ato de ser bom e a necessidade de ser verdadeiro.
R: As três peneiras da sabedoria são coisas que devemos pensar antes de dizer algo. A primeira é a Verdade, antes de dizer veja se é verdade. A segunda é a Bondade, veja se é algo bom, algo que gostaria que dissessem de ti.
Resposta. Resposta: porque agora ele sabia o que é certo e errado quando ouvimos algo que não temos certeza .
– Realmente Mestre Hiram, pensando com a luz da razão, não há necessidade… – Então ela acaba de vazar os furos da terceira peneira, perdendo-se na imensa terra. Não sobrou nada para contar.
Hiram com sua infinita sabedoria responde: – Calma, meu Mestre predileto… Antes de me contares algo que possa ter relevância, já fizeste passar a informação pelas “Três Peneiras da Sabedoria?”.
No texto das "Três Peneiras" ele quis ensinar sobre a necessidade de repensar sobre certas ações, nunca mentir, passar para outras pessoas o conhecimento adquirido. 2) A peneira serve para dar a ideia de filtração.
Resposta. Resposta: pois se você não tem certeza de algo, pode acabar falando coisas erradas, e isso traz consequências. para não ofender ninguém, a bondade é necessária para um bom convívio da sociedade, temos que pensar 2 vezes antes de falar.
Conta a anedota dos três filtros de Sócrates que, no final, o filósofo recusou-se a ouvir o que seu discípulo queria lhe dizer. “Se o que você quer me dizer não é verdade, não é bom e nem é útil, por que eu gostaria de saber?” Disse ele em conclusão. A verdade, a bondade e a utilidade são os três filtros de Sócrates.
R: As três peneiras da sabedoria são coisas que devemos pensar antes de dizer algo. A primeira é a Verdade, antes de dizer veja se é verdade. A segunda é a Bondade, veja se é algo bom, algo que gostaria que dissessem de ti.
Vou lhe contar o que disseram do segundo Mestre Construtor… Hiram com sua infinita sabedoria responde: – Calma, meu Mestre predileto… Antes de me contares algo que possa ter relevância, já fizeste passar a informação pelas “Três Peneiras da Sabedoria?”.