Palavras que não recebiam trema: adquirir, distinguir, distinguido, extinguido, extinguir, seguinte, por conseguinte, questão, questionar, questionário...
Portanto, a partir de 2013, o trema estará abolido oficialmente da ortografia do português brasileiro, respeitado o uso em palavras de origem estrangeira e derivados como "Müller" e "mülleriano".
O trema, sinal gráfico de dois pontos usado em cima do u para indicar que essa letra, nos grupos que, qui, gue e gui, é pronunciada, será abolido.
Este último era usado sobre letra u para indicar que esta vogal deveria ser pronunciada nas palavras com que, qui, gue gui. No entanto, no novo acordo, esse sinal de diérese é inteiramente suprimido das palavras portuguesas ou aportuguesadas, pois não se justifica, uma vez que é uma questão de fonética e não de grafia.
Seu principal uso nas línguas atuais é o de mudar a som emitido de uma ou mais vogais. Um ótimo exemplo é o da língua alemã, nas vogais a (ä), o (ö) e u (ü). Aliás, elas são consideradas como vogais próprias, não simples variações. ... Já nas línguas grega e francesa, serve para juntar duas vogais em um som único.
Pressione composição , ` (acento grave) e uma letra para colocar um acento grave sobre essa letra, como em è. Pressione composição , " e uma letra para colocar um trema sobre essa letra, como em ë.
O hífen é um sinal gráfico cujas funções estão associadas a uma infinidade de ocorrências linguísticas, Entre essas funções, podemos citar: ligar palavras compostas; fazer a junção entre pronomes oblíquos e algumas formas verbais; separar as sílabas de um dado vocábulo; ligar algumas palavras precedidas de prefixos etc ...
Quando o prefixo terminar com a mesma vogal com que o segundo elemento/palavra começa, sempre se utiliza o hífen. Um exemplo dessa regra é a palavra anti-inflamatório. Perceba que o prefixo “anti” termina com a mesmo vogal que a palavra “inflamatório” começa, ou seja, a vogal I.
Na formação de adjetivos pátrios, norte e sul pedem hífen sim, senhores. Assim: norte-coreano, sul-coreano, sul-americano, norte-americano, sul-mato-grossense.
Resumindo: a) MAL: mal-humorado, mal-amado, mal-educado, mal-intencionado (hífen antes de h e de vogais); demais casos, sem hífen: malfeito, malformado, maldito, malcriado, malmequer... b) BEM: sempre com hífen: bem-amado, bem-acabado, bem-estar, bem-vindo, bem-me-quer...
No mais das vezes, dois substantivos lado a lado podem ser grafados com hífen ou com o auxílio de uma preposição: cartão-ponto ou cartão de ponto. Licença-maternidade vale por licença para maternidade. Mas não usamos Bolsa para Família, nem Bolsa de Família. ... Sem hífen, indica quem subscreve um abaixo-assinado.
a. Micro-ondas.
Aquele indivíduo que tem má educação, que age com grosseria, é o mal-educado, com hífen. ... Já a forma mal educado, sem hífen, é usada na voz passiva, onde "mal" tem função de advérbio, qualificando o tipo de educação que foi dada. Exemplos: - Aquele garoto foi mal educado pelos pais.
As palavras mal-educado e mal educado existem na língua portuguesa e estão corretas. As palavras mau-educado e mau educado estão erradas. Mal-educado, com hífen, é um adjetivo usado para indicar uma pessoa sem educação.
O prefixo super- deve ser separado do segundo elemento por hífen somente nos casos em que este inicia por "r" ou "h". ... Portanto, o correto é supermercado, sem hífen.
A expressão “mal-educado” refere-se ao sujeito malcriado; da família mal-educada. De acordo, com o gramático Luiz Antonio Sacconi, por exemplo, a forma “mal educado” (neste caso sem o uso de hífen) é uma expressão que se usa apenas na voz passiva – quando o sujeito recebe a ação verbal.
Significado de Mal-educado adjetivo Que não possui educação; malcriado, grosseiro. Que significa ou expressa falta de respeito e grosseria.
club mostra como responder a um insulto sem baixar em momento algum o nível de inteligência ou educação, ou seja, de uma maneira sensata e respeitosa.
Veja a seguir 10 dicas de como responder um cliente mal educado.
A seguir, aprenda como dizer não sem culpa:
1. Como ser educado no cotidiano
Como ser uma pessoa mais gentil
Significado de Educado adjetivo Que se educou; que recebeu educação ou ensino formal; instruído, ensinado. Que tem educação; que expressa cortesia, delicadeza; que sabe se comportar tendo em conta as convenções; civilizado. Que é culto; cujo conhecimento está acima da média; culto, preparado.
7 Dicas de Como Ser Elegante em Qualquer Situação