De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), a metrologia pode ser dividida em três categorias, sendo elas: científica, legal e industrial.
Se você quer conhecer mais sobre a medição industrial, continue a leitura deste artigo e veja quais são os 5 principais instrumentos!
Os instrumentos de controle facilitam a dis- ponibilização mais rápida da informação, permitindo uma tomada de decisão mais rápida e efetiva. É necessário ter controle, metas e objetivos. Como são planilhas, é preciso fazer backup delas e alimentá-las constantemente com in- formações.
Resumo: O homem é um ser social e político, vivendo em grupos, em sociedades. São os instrumentos de controle social. ... O Direito, criação humana, é um destes instrumentos, cujo principal objetivo é viabilizar a existência em sociedade, trazendo paz, segurança e justiça.
O elemento final é o elo entre o sistema de controle e o processo e é aquele responsável pela atuação direta sobre os processos; é o único componente da malha de controle que manipula diretamente o fluido de processo – válvulas, bombas, atuadores, etc.
As principais classificações dos instrumentos de medição são pela função, sinal transmitido ou suprimento e o tipo de sinal.
A distribuição entre ambas as classificações é a seguinte:
Faixa de indicação - Conjunto de valores limitados pelas indicações extremas. Exatidão de medição - Grau de concordância entre o resultado de uma e um valor verdadeiro do mensurando. Exatidão é um conceito qualitativo. O termo precisão não deve ser utilizado como exatidão.
Tipos de paquímetros Paquímetro universal: É o paquímetro mais utilizado nas medições internas, externas, ressaltos e profundidade.
De forma simplificada, o processo de medição é definido como o conjunto de operações para determinar o valor de uma grandeza. ... O processo de medição é, então, o conjunto de métodos e meios utilizados para realizar uma medição.
Como são denominadas as duas parcelas que compõem o resultado da medição? ... Incerteza da medição: é a parcela de dúvidas associada à medição. Corresponde a metade do comprimento da faixa simétrica e está centrada em torno do resultado base, que exprime a faixa de dúvidas associadas à medição.
Segundo o item 2.
➢ Resultado base é a estimativa do valor do mensurando que, acredita-se, mais se aproxime do seu valor verdadeiro. centrada em torno do resultado base, que delimita a faixa onde se situam as dúvidas associadas à medição.
A metrologia legal no Brasil precede a Lei 5966 de 12 de dezembro de 1973 que criou Sinmetro - Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, do qual o Inmetro é o órgão executivo central.
A metrologia aplicada ou industrial tem como objetivo apoiar as atividades de controlo de processos e de produtos, assegurando a sua qualidade metrológica e também a gestão dos meios de medição que utiliza. ... Não há nenhum resultado em Metrologia que não seja acompanhado da respectiva incerteza.
Devido à necessidade geral da população, a Metrologia Legal abrange todos os níveis e setores de uma nação. ... No Brasil, o órgão do Governo Federal responsável pelo desenvolvimento de atividades no âmbito da Metrologia Legal é o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).
Por razões diversas a toda medição é lhe associado o trespectivo erro. Os principais tipos de erro de medida são: Erro sistemático: é a média que resultaria de um infinito número de medições da mesma mensuranda, efetuadas sob condições de repetitividade, menos o valor verdadeiro da mensuranda.
Tradicionalmente, o erro é visto como tendo dois componentes, um componente aleatório e um componente sistemático. ... Embora não seja possível compensar o erro aleatório de um resultado de medição, ele pode geralmente ser reduzido aumentando-se o número de observações. Sua esperança ou valor esperado é zero.