Resposta. A metáfase é a fase que sucede a prófase. Ao final da prófase, a carioteca se desintegra, dando liberdade aos cromossomos que já estão muito condensados. Eles migram para a região equatorial da célula, que fica no meio do caminho entre os pólos da célula.
Mitose: divisão celular em que uma célula-mãe produz duas células-filhas idênticas. Basicamente, é dividida em quatro fases: Prófase, Metáfase, Anáfase e Telófase.
metáfase
A primeira fase da divisão é a prófase, na qual ocorre a condensação da cromatina, degradação do envelope nuclear e formação dos fusos mitoticos. Posteriormente, na metáfase, os cromossomos são alinhados na metade da célula.
fase S
A fase mais importante para a vida da célula é a G1 da intérfase. É nesta fase que a célula produz proteínas, energia e desempenha as funções para as quais foi destinada. A fase S também é importante, porém para a reprodução da célula. É nesta fase que ocorre a duplicação dos cromossomos.
A interfase é uma das principais fases do ciclo celular e ocorre em três etapas: G1, S e G2. ... No ciclo celular, a etapa S representa o período de síntese de DNA, enquanto que G1 e G2 (G vem da palavra inglesa gap, traduzida como “intervalo”) constituem o espaço antes e depois da produção do material genético.
Ou seja, se considerarmos um ciclo celular que dura 24 horas, normalmente de 9 a 11 horas são na fase G1, 8 a 11 horas na fase S e de 4 a 5 horas na fase G2. No tempo restante a mitose faz o seu trabalho em um tempo relativamente curto.
Em seguida, ocorre a telófase I. Os cromossomos começam a se descondensar, a membrana nuclear é refeita e os nucléolos reorganizam-se. Após essa etapa, ocorre a divisão do citoplasma e a separação das duas células-filhas. No final da meiose I, há duas células com metade do número de cromossomos da célula-mãe.