Recebemos por muitas vezes perguntas de como ligar um motor trifásico em rede monofásica. Embora algumas pessoas indiquem fazer esta ligação através de capacitores, o que além de não ser tecnicamente correto ainda reduz a vida útil do motor, nós da Sala da Elétrica, não indicamos fazer desta forma.
O caso se resolve de 3 formas:
Os conversores para telecomunicações ou do modelo tiristorizados, além dos inversores estáticos, são ótimas opções para conversão de energia bifásica para energia trifásica, gerando toda a confiabilidade, segurança e produtividade na alimentação de máquinas.
Para se ter 110v você usa fase A+neutro, e para se ter 220v, você usa fase B +fase +fase +neutro. Boa tarde, Para o 220v pode usar qualquer uma das 3 fases a diferença de tensão não vai alterar e nem prejudicar seus aparelhos.
No sistema trifásico, a rede elétrica é composta por quatro fios: três fases e um neutro. As tensões elétricas geradas são de 127 V ou 220 V e podem lidar com potências de 25000 W até 75000 W.
Quando se deseja medir corrente contínua acima de 200 mili-ampéres, deve-se conectar a ponta de prova vermelha no borne de cima. Depois de conectar as pontas de prova aos bornes adequados é necessário colocar a chave seletora na posição adequada.
Para medir um resistor é bem simples, sendo necessário selecionar a faixa do multímetro que mede resistência e colocar as pontas de prova nos terminais do resistor. Se o valor do resistor for mais alto que a escala selecionada, irá aparecer no visor do multímetro o numero 1, representando infinito.
Basta fixar as pontas de prova do instrumento às extremidades de uma determinada peça (resistor, cabo, resistência de chuveiro, ou outro elemento que se pretenda medir), e através do botão seletor, escolher a escala mais apropriada para a medição. Esta tarefa deve ser feita sobre uma peça desconectada da rede elétrica.
Verificar se a resistência está queimada Ligue o chuveiro, deixe a água cair e depois feche. Desligue o disjuntor, ligue novamente e repita o processo. Caso a água não esquente, provavelmente a resistência do chuveiro queimou.
É possível diferenciar uma resistência de chuveiro 110v para uma resistência 220v pelos aspectos visuais. A resistência de 110v possui menor espessura do arame (menor bitola), comparando-se com a resistência 220v. Esta, além de possuir o arame mais grosso apresenta forma de espiral.
Então sabemos que o chuveiro tem uma resistência de 11 Ohms! Viu como é fácil, a partir de duas informações podemos chegar as quatro informações principais Watts, Amperes , Volts e Ohms.
220V
Tabela para os condutores mais utilizados em circuitos elétricos residenciais
O chuveiro é um aparelho de terminação de rede de água, composto por orifícios por onde sai a água para fins de higiene pessoal. O chuveiro é de origem bem antiga, pinturas e outros tipos de registros mostram a existência dele na Grécia e Egito. No Brasil, o chuveiro elétrico foi desenvolvido na década de 1940.