O tempo de protrombina, TP ou TAP é um teste para avaliar a via extrínseca e a via comum, ou seja, os fatores VII, X, V, II e o fibrinogênio.
Tempo de protrombina baixo. Já quando valor de protrombina é mais baixo significa que a coagulação acontece muito rápido. Assim, embora os sangramentos sejam mais raros e parem rapidamente, há maior risco de formação de coágulos que podem levar a infarto ou AVC.
Permite avaliação do tempo de coagulação do plasma, a partir da ativação do fator VII por extrato de cérebro com atividade tromboplástica padronizada, até a formação do coágulo de fibrina.
Portanto, é importante que os resultados sejam expressos em RNI para corrigir essa variabilidade de resultados entre os laboratórios. 1- Tempo de Protrombina (TP): 10 a 14 segundos e RNI entre 1,0 e 1,08. 2- Atividade (A%) de Protrombina: 70 a 100%. Valores acima de 100% não têm significado patológico.
O efeito anticoagulante da varfarina é monitorado calculando-se a Razão Normalizada Internacional (RNI) — uma razão entre o tempo de protrombina do paciente e o tempo de protrombina normal médio (Hirsh et al., 2001).
O cálculo do INR é realizado pela formula: INR= (TP do plasma do paciente/TP do pool plasmas de indivíduos saudáveis)ISI, onde ISI (Índice de Sensibilidade Internacional) é um fator de correção oriundo da comparação entre os resultados de TP obtidos com tromboplastina do fabricante e da OMS.