O eletroscópio é um instrumento cujo funcionamento se baseia nos princípios da eletrização e da atração e repulsão de cargas elétricas. Ele permite verificar se um corpo está eletrizado ou não.
Existem dois tipos bem comuns de eletroscópios, o pêndulo eletrostático e o eletroscópio de folhas. Pêndulo Eletrostático – Ao aproximar o pêndulo eletrizado (2) ao neutro (1), o corpo eletrizado atrai o corpo neutro.
O eletroscópio de folhas é um instrumento que consiste basicamente em um tubo que apresenta uma haste condutora com duas folhas metálicas e uma esfera metálica. Quando aproximamos um corpo eletrizado da esfera, essas folhas metálicas repelem-se, demonstrando a existência de carga elétrica.
A montagem é bastante simples: comece embrulhando a bolinha de isopor com o papel-alumínio e, em seguida, fixe o barbante na bolinha, usando a fita adesiva. O próximo passo é cortar um pedaço do barbante e passá-lo por dentro do canudo. Em seguida, afunde o canudo em uma base feita com a folha de isopor, encaixando-o.
O eletroscópio funciona da seguinte maneira: aproxima-se um material eletrizado da esfera condutora. Pelo processo de indução, as cargas de mesmo sinal do material eletrizado são repelidas para as duas folhas metálicas.
Como as folhas ficam carregadas com cargas de mesmo sinal, elas tendem a se afastar, ou seja, cargas de mesmo sinal se repelem.
Para descarregar o eletroscópio ou o bastão, segure-os com as mãos, mudando-as de posição sucessivamente até atingir toda a superfície. Repita a operação se necessário. 2- Atrite novamente a extremidade “A” do eletroscópio e, em seguida, a régua (ou bastão) de acrílico.
Quando o objeto, com a carga negativa, é aproximado da esfera condutora, ocorre um processo de indução e as cargas de mesmo sinal do material eletrizado, neste caso os elétrons, são repelidas para as duas folhas metálicas.
Quando aproximamos dois corpos eletrizados com cargas de sinais contrários, observamos que ocorre uma força de atração. Já quando os corpos possuem cargas de sinais iguais, eles se repelem. Note que a eletrização ocorre pela mudança no número de elétrons e não de prótons.
Quando um corpo está eletrizado, ele possui uma carga elétrica, já quando não se encontra eletrizado ele está neutro ou descarregado. Os cientistas constataram que dois quaisquer desses corpos, ao se aproximarem, apresentam dois comportamentos diferentes; -os dois corpos se atraem; -os dois corpos se repelem.
Com isso identificamos que: Cargas elétricas positivas se repelem. Cargas elétricas negativas se repelem. Cargas elétricas de sinais contrários (positiva e negativa) se atraem.
A esse processo dá-se o nome de eletrização. O corpo pode apresentar carga neutra, negativa ou positiva. Isso vai depender da predominância de partículas subatômicas presentes.
Entre cargas de sinal diferente, a resultante do campo elétrico aponta sempre em direção a outra carga. Com isso, surge a força de atração elétrica. Entre cargas de sinal igual, a resultante do campo elétrico aponta na direção oposta à posição das cargas, promovendo uma força elétrica de repulsão entre elas.
Uma partícula carregada que está em uma região onde há um campo elétrico, experimenta uma força igual ao produto de sua carga devido à intensidade do campo elétrico. Explicação: Se a carga for positiva, ela experimenta uma força na direção do campo .
Resposta: Ela diminui, de acordo com a lei de coulomb a força elétrica é inversamente proporcional à distância entre as cartas!১৬ এপ্রিল, ২০২০
Para que o campo elétrico seja nulo num ponto é necessário que todas as derivadas parciais do potencial sejam nulas nesse ponto. ... Esse trabalho é igual à energia potencial eletrostática do sistema das duas cargas que é igual a k Q q/d e, portanto, diferente de zero (d é a distância entre as cargas).
Por se tratar de um conjunto de vetores, o campo elétrico é nulo quando todos eles se anulam, ou seja, cada vetor deve possui um de mesmo valor, direção e sentido oposto.
(b) Se o potencial elétrico em uma região do espaço é nulo, o campo elétrico nessa região também é nulo. (c) Se uma carga é deslocada ao longo de uma superfície equipotencial, a componente da força paralela à trajetória da partícula é nula.
Fórmula. O potencial de um ponto pertencente a um campo elétrico é encontrado dividindo-se o trabalho pelo valor da carga. Esse valor é sempre medido em relação a um ponto de referência. Ao se definir um ponto de referência, convenciona-se que o potencial neste ponto é nulo.
Dessa maneira, um potencial elétrico de uma carga só será exatamente igual a 0 quando a distância entre o ponto onde se deseja medir um potencial nulo e a carga for infinitamente grande.
Potencial elétrico é a capacidade que um corpo energizado tem de realizar trabalho, ou seja, atrair ou repelir outras cargas elétricas. Com relação a um campo elétrico, interessa-nos a capacidade de realizar trabalho, associada ao campo em si, independentemente do valor da carga q colocada num ponto desse campo.
Superfícies equipotenciais são superfícies de um campo elétrico, onde todos os pontos apresentam mesmo potencial elétrico, ou seja, suas linhas de força são sempre perpendiculares a sua superfície. ... Se um condutor elétrico apresenta equilíbrio em sua superfície, esta superfície é equipotencial.
Ligação equipotencial: ligação elétrica que coloca massas e elementos condutores praticamente no mesmo potencial. Massa: parte condutora que pode ser tocada e que normalmente não é viva, mas pode tornar-se viva em condições de falta de energia.
Como equipotencializar o sistema Ou seja, a interligação das partes do circuito para que o potencial possa ser dividido nessas partes e, assim, ser igual entre elas. Normalmente, para a segurança dos envolvidos, essa ligação também envolve a terra, o que possibilita um potencial menor e o descarregamento do circuito.