As tonsilas palatinas são encontradas em número de duas e estão presentes na parede lateral da orofaringe. Também denominadas amígdalas, essas tonsilas são maiores nas crianças do que nos adultos, sendo observada a involução da estrutura após o período de puberdade.
As tonsilas palatinas, antigamente chamada de amígdalas, são estruturas formadas por uma massa de tecido linfoide, localizadas em ambos os lados da garganta.
A nasofaringe é a parte mais alta das vias aéreas, situada logo atrás do nariz e acima do palato mole.
Introdução: O epitélio que reveste a tonsila faríngea é descrito como epitélio colunar pseudoestratificado ciliado com células caliciformes.
A atividade muscular, de certa forma, estimula a drenagem linfática. Quando a atividade física é muito intensa ocorre uma ativação do metabolismo muscular, da sua irrigação sangüínea e da quantidade de linfa formada.
O sistema de fluxo linfático é unidirecional, ou seja, assim que a linfa entra no capilar linfático, ela segue um sentido único até o ducto torácico. Para isso, os capilares linfáticos drenam para os vasos coletores e, depois, para os troncos linfáticos aferentes.
A circulação sanguínea vai ate o sistema linfático. Por conta do sistema linfático nutrientes e hormônios e principalmente o oxigênio chegam ate as células. O sistema sanguíneo não entra em contato diretamente com as células na qual são seu destino por isso necessita do sistema linfático.
Ao prejudicar a circulação correta de linfa para a corrente sanguínea, essas situações dão origem ao linfedema, que é o inchaço no corpo produzido pelo acúmulo de linfa e líquido nos tecidos do corpo.
A linfa é um líquido de coloração esbranquiçada que contém uma grande quantidade de leucócitos e não apresenta hemácias. Apresenta composição semelhante à do plasma, entretanto tem baixa concentração de proteínas.
3-Como a linfa é essencialmente formada pelo excesso de fluido que saiu do capilar ,mas não retornou a circulação sanguínea , sua composição é idêntica à do plasma , contendo água , proteínas , eletrólitos ,leucócitos , hemácias e plaquetas .