Tempestades convectivas costumam ocorrer nos trópicos e têm o potencial de perturbar a parte inferior da atmosfera. ... Uma tempestade convectiva é, por definição, uma que se forma devido ao calor latente, isto é, o processo que acabamos de descrever. Essas tempestades geralmente produzem chuva e ventos fortes.
Cumulonimbus
Stratos: capa de nuvens espaçadas e muito baixas, possibilidades de fazer mau tempo. ... Nimbus: nuvens que trazem a chuva, são escuras e com forma de bigorna. Cirrus Cumulus: indicam mudança de tempo, proximidade de chuva.
Cumulonimbus
Raio nuvem-solo: com relação à trajetória, este é o tipo mais conhecido e o segundo tipo mais comum de raios. De todos os diferentes tipos de raios, é o que representa maior ameaça à vida e à propriedade, uma vez que atinge o chão. O raio nuvem-solo é uma descarga entre uma nuvem Cumulonimbus e o solo.
Um raio de 709 quilômetros que atingiu o Rio Grande do Sul em 31 de outubro de 2018 foi reconhecido nesta quinta-feira, 25, pela Organização Meteorológica Mundial (OMM) como o mais extenso do mundo, ultrapassando o recorde anterior, registrado em Oklahoma, nos Estados Unidos, com 321 quilômetros.
Na verdade, o que pode atrair um raio em sua direção são objetos metálicos grandes, como varas de pesca, tripés e tacos de golfe. Veículos sem capota, tais como tratores, motocicletas ou bicicletas, também oferecem risco, e a própria água atrai eletricidade.
Raios são descargas elétricas de grande intensidade que conectam o solo e as nuvens de tempestade na atmosfera. A intensidade típica de um raio é de 30 mil Ampères, cerca de mil vezes a intensidade de um chuveiro elétrico.
A voltagem de um raio encontra-se entre 100 milhões e 1 bilhão de Volts. Sua corrente é da ordem de 30 mil Ampères, ou seja, a mesma utilizada por 30 mil lâmpadas de 100 W juntas. Em alguns raios, a corrente pode chegar a 300 mil Ampères!
A energia que um raio transfere da nuvem para a terra tem em torno de 500 quilowatts. Se você olhar a conta de luz da sua casa, vai ver que isso é pouco mais do que se consome em um mês.
Para obter a distância aproximada da queda do raio, em quilômetros, basta contar o tempo (em segundos) entre o momento em que se vê a luz do raio e se escuta o trovão e dividir por três.
1224 Km/h
O ar que está entre as cargas, ao se ionizar, torna-se condutor, permitindo assim que ocorra uma forte descarga elétrica. Devido a essa forte ionização do ar que está entre as cargas elétricas em movimento é que ocorrem os chamados relâmpagos, que é a parte visual de um raio.
Mesmo apontados como vilões por alguns mitos, os celulares não são capazes de atrair descargas elétricas. ... Portanto, ainda que os riscos sejam pequenos, é recomendado evitar o uso de aparelhos eletrônicos em locais abertos durante tempestades com descargas elétricas.
Evite usar eletrônicos que estejam conectados à tomada durante as chuvas. No caso dos celulares, não os coloque para carregar e use apenas na bateria, assim evitará que ele estrague por possíveis problemas que possam acontecer na rede elétrica.
Se o som começar a sair, significa que sua televisão está funcionando, mas a tela está com algum defeito apenas na reprodução das imagens como um display queimado ou problemas com pixels.
Se estiver chovendo forte ou trovejando, é importante se manter dentro de casa e procurar um local seguro, que não corra risco de desabamento ou de ser atingido por raios elétricos. Procure ficar longe de árvores e janelas, e não fique próximo de eletrodomésticos que puxem energia.
“Se chovesse tudo de uma vez, a Terra perderia suas nuvens, que ajudam a segurar o calor junto à superfície. Sem elas, a temperatura do planeta cairia abaixo de zero, formando uma enorme camada de gelo no continente”, afirma o físico Nelson Ferreira, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
Uma tempestade, tormenta, temporal, ou toró é um fenômeno atmosférico marcado por ventos fortes, trovoadas, relâmpagos, granizo e chuva, usualmente com duração de dezenas de minutos.
“Procure abrigo dentro de edificações, evite árvores, já que estas atraem os raios”. A utilização de qualquer tipo de aparelho que esteja conectado a linha de energia elétrica deve ser evitada também. Ferro de passar roupa, chuveiros elétricos, telefones, computadores, televisores são alguns deles.
Confira as principais dicas para secar roupa no inverno
Água e eletricidade são uma combinação proibida. “Principalmente, se essa pessoa não estiver isolada do chão, se ela estiver descalça. Se ela estiver usando uma sandália de borracha, isso pode ser minimizado, mas ela tem que estar seca.
As trovoadas estão associadas a nuvens de desenvolvimento vertical, em regra cumulonimbus ou altocumulus castellanus, e ocorrem cerca de 20 milhões por ano em todo o mundo. - Diâmetro típico de uma trovoada: 15 a 25Km; - Extensão vertical: 10 a 15Km; - Duração: 1 a 2 horas.
Em geral, tempestades multicelulares estão associadas a ventos horizontais com fortes gradientes verticais tanto em intensidade quanto em direção. Elas são frequentemente classificadas como tempestades severas, sendo responsáveis pela maioria dos grandes tornados e pela ocorrência de granizo.
As tempestades severas (TSev), isto é, tempestades com precipitação de granizo maior que 2 cm e/ou ventos fortes, são comparadas com tempestades ordinárias (TOrd) e tempestades que geram granizo pequeno (menor que 2 cm) (TGP).
As tempestades são formadas quando as nuvens mais altas são carregadas com carga positiva e as mais baixas, com cargas negativas, induzindo a criação de um campo elétrico. A formação da tempestade acontece por uma separação entre nuvens.