Suporte pictórico é a superfície sobre a qual se aplica a cor em uma pintura.
O registro pictórico - desenho da brincadeira - pode ter diversas funções como: lembrança do jogo, contar para alguém como foi a brincadeira (comunicação de idéias), controlar quantidades, planejamento de uma ação. ... O registro é a expressão da criança, seu olhar do mundo e da brincadeira que realizou.
Entretanto, existem aqueles que são mais conhecidos, considerados como tradicionais, modernos ou contemporâneos. Entre os meios artísticos tradicionais, há três técnicas que se manifestam em no espaço bidimensional (altura e comprimento): o desenho, a gravura e a pintura.
As técnicas mais conhecidas são: a pintura a óleo, a tinta acrílica, o guache, aaquarela, a caseína, a resina alquídica, o afresco, a encáustica e a têmpera de ovo. É também possível lidar com pastéis e crayons, embora estes materiais estejam mais identificados com o desenho.
O desenho é a arte de representar, ou criar formas, utilizando materiais como lápis, carvão, pincel. Diferencia-se da pintura e da gravura, por ser considerado tanto como processo quanto como resultado artístico, uma obra bidimensional composta por linhas, pontos e formas.
Resposta: O papel é suporte comum para a aquarela e o guache, e eventualmente para a tinta acrílica. As técnicas mais conhecidas são: a pintura a óleo, a tinta acrílica, o guache, a aquarela, a caseína, a resina alquídica, o afresco, a encáustica e a têmpera de ovo.
Toda pintura é formada por um meio líquido, chamado médium ou aglutinante, que tem o poder de fixar os pigmentos (meio sólido e indivisível) sobre um suporte. A escolha dos materiais e técnica adequadas está diretamente ligada ao resultado desejado para o trabalho e como se pretende que ele seja entendido.
A arte moderna faz parte de um movimento artístico que ocorreu entre o final do século XIX e a metade do século XX. ... Já a arte contemporânea se iniciou na segunda metade do século XX e perdura no momento atual podendo também ser nomeada como "pós-moderna".
Resposta. Resposta: De forma simplificada, a arte moderna ainda apresenta uma preocupação com a técnica, traços e formas, mesmo que de forma subjetiva. Enquanto a arte contemporânea possui a característica de que absolutamente tudo pode se tornar arte.
Arte tradicional é a arte que é parte de uma cultura de certo grupo de pessoas, com habilidades e conhecimentos passados através de gerações, de mestres a aprendizes. ... Mas, resumindo, o termo Arte Clássica refere-se, basicamente, a todo tipo de arte que existiu antes da Arte Moderna, do Movimento Modernista.
Os termos academicismo e academismo, ou ainda, arte acadêmica, denominam um estilo artístico europeu que existiu entre os séculos 17 e 19, caracterizado pela tentativa de manter com rigor as regras formais, estéticas e técnicas do estilo das academias de arte.
Já a arte acadêmica no Brasil se inicia em 1816, com a fundação da Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios,. A arte Acadêmica brasileira tem seu início por meio do incentivo da Missão Artística Francesa, que tinha como objetivo: institucionalizar a produção artística; criar um modelo padrão de formação.
A Semana de Arte Moderna, também chamada Semana de 1922, foi uma manifestação artístico-cultural que contou com apresentações de dança, música, recital de poesias, exposições e palestras. O evento realizado no Teatro Municipal de São Paulo é considerado o marco do Modernismo no Brasil.
A Semana de Arte Moderna foi influenciada pelas tendências do Modernismo europeu e tinha como proposta renovar as artes a partir da perspectiva nacional. Alguns dos principais representantes e articuladores do evento foram: Mário de Andrade que, Oswald de Andrade, Di Cavalcanti.
A Semana de Arte Moderna foi uma manifestação artístico-cultural que ocorreu no Theatro Municipal de São Paulo entre os dias 13 a 18 de fevereiro de 1922. ... Ele esteve ao lado de outros organizadores: o escritor Oswald de Andrade e o artista plástico Di Cavalcanti.
O principal legado pode ser descrito como a libertação da arte brasileira em todos os seus aspectos, devido a ruptura com os padrões acadêmicos da arte na década de 20, o que criou uma nova identidade nacional.
A Semana de Arte Moderna, realizada entre 11 e 18 de fevereiro de 1922, no Teatro Municipal de São Paulo, contou com a participação de escritores, artistas plásticos, arquitetos e músicos. Seu objetivo era renovar o ambiente artístico e cultural da cidade.
O comportamento do público era muito estranho, em geral a reação da maioria era de espanto, de frustração, com aquela nova estética importada da vanguarda europeia.
A Semana de Arte Moderna foi o momento da festa de apresentação pública do movimento que já tinha nascido por volta de 1917, com a exposição de Anita Malfatti e critica por espectadores e pelo crítico Monteiro Lobato, e só se consolidou efetivamente após 1929, quando os grupos pós semana começaram a se formar e ...
Na época os artistas brasileiros buscavam uma identidade própria, liberdade de expressão e com isso buscavam novos caminhos e talz só que o povo não gostou, foi um total desastre com muitas críticas, vaias e gritos... mas no fim, ganhou certa importância ao inserir suas idéias ao longo do tempo...
Surge a necessidade de recorrer a uma nova estética, e daí nasce a "Semana de Arte Moderna". Ela esteve composta por artistas, escritores, músicos e pintores que buscavam inovações estéticas. O intuito era criar uma maneira de romper com os parâmetros que vigoravam nas artes em geral.
A crise mais grave do governo de Epitácio Pessoa emergiu com a revolta tenentista do Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro, em julho de 1922. ... A Revolta do Forte de Copacabana foi a primeira de uma série de revoltas armadas lideradas pelos tenentes.
A Semana de Arte Moderna representou uma verdadeira renovação de linguagem, na busca de experimentação, na liberdade criadora da ruptura com o passado e até corporal, pois a arte passou então da vanguarda para o modernismo.
Semana de Arte Moderna