4 sinônimos de terapêutico para 1 sentido da palavra terapêutico: 1 medicinal, curativo, medicamentoso, medicativo.
O processo terapêutico consiste em desvendar conflitos que causam sofrimento ao paciente. Ele faz com o que o paciente se entenda, se escute, e tome consciência dos padrões de repetição e sintomas de seu transtorno psicológico. Isso depende de um contrato consensual entre o paciente e o terapeuta.
Como funciona o Tratamento Psicológico? Cada profissional psicoterapeuta tem a sua própria forma de atuar, no que se refere às técnicas utilizadas, valores e frequência de encontros. Geralmente, o tratamento se dá através de sessões semanais – ou até mesmo duas sessões por semana – de 50 minutos a 1 hora.
No geral, é indicado de 4 a 6 meses de terapia, mas como já mencionado, depende muito da situação. Normalmente, as sessões acontecem semanalmente ou quinzenalmente. O ideal é não espaçá-las muito para não perder o ritmo do tratamento. Uma simples avaliação psicológica pode durar cerca de cinco sessões.
Nesse momento inicial, o profissional e o paciente devem se conhecer. Será uma conversa leve, em que o psicólogo pergunta informações básicas sobre a vida do paciente: quem ele é, o que faz, com o que trabalha etc. Além disso, também questionará sobre as razões que o levaram até à terapia.
Se você decidiu ir ao psicólogo por si só, então obviamente você quer falar ou resolver uma questão ou problema. Pense em informações específicas que você pode querer explicar ou dizer como “Isso realmente me irrita quando…”, “Eu me sinto com ansiedade ou medo em situações em que…”, “Alguns dias eu me sinto como…”.
Você pode decidir o que quer falar. Pode ser algo que aconteceu, ou como você está se sentindo ultimamente… Fique tranquilo, relaxe e diga o que sentir vontade. Com o tempo a relação entre paciente e terapeuta vai ficando mais forte e você se sentirá muito tranquilo ao conversar com ele!
Se apaixonar pelo terapeuta é muito mais comum do que se imagina. Concordo com a colega que o melhor a fazer é falar sobre isso na terapia, caso seja possível para você. Muitas vezes, esse sentimento pode surgir como resistência ao tratamento, que pode estar se aproximando de questões muito delicadas.
Para Freud, a contratransferência define-se por ser a transferência do analista em relação ao paciente ou a resposta do analista à transferência do paciente, ou seja, a reação emocional, controlada, consciente e adequada do terapeuta ao paciente.
A relação terapeuta-paciente é pautada pelo momento do encontro. O campo analítico, criado entre a figura do terapeuta e do paciente, é função da personalidade dos dois. Para ocorrer este tipo de encontro é preciso que haja disponibilidade interna para o mesmo, de ambas as partes.
A abordagem centrada na pessoa foi desenvolvida em 1940 pelo psicólogo Carl Rogers. Também conhecida como terapia centrada na pessoa, ela procura estimular e expor a tendência humana de autoatualização das pessoas. Nesse caso, é privilegiada a experiência subjetiva do indivíduo.
Separei 5 dicas para você fazer os pacientes falarem mais, e principalmente, para eles se sentirem satisfeitos com o seu atendimento.